segunda-feira, agosto 16, 2004

É assim mesmo

Sabem por que eu sempre vou me considerar um leigo em computação, mesmo com todos os cursos que já fiz? Porque nunca vou aceitar como normais essas constantes falhas do computador. Você está digitando no Word sem fazer nada de errado e recebe a mensagem: "Este programa executou uma operação ilegal e será fechado." O seu texto aparece ao redor da mensagem, mas você só pode olhar para ele inconsolavelmente. Ou, como disse uma colega, abanar um "tchau". Porque ele não pode mais ser salvo.

Eu cresci acostumado com aparelhos que me obedeciam cegamente. Gravador, videocassete, CD players, DVD Players, todos muito bem mandados. Eu não precisava cruzar os dedos antes de acionar um comando porque já sabia que tudo iria acontecer como planejado. Apertava "play", o aparelho tocava. "Stop", parava. "Rewind", rebobinava. "Fast Forward", avançava. "Eject", ejetava. Sem mistério e sem stress. Só exigia um mínimo de conhecimento de inglês. Já o computador quer ele mandar em mim. Tento executar um comando e não consigo. O expert sentencia: "Seu arquivo deve estar corrompido." Como assim? Já digitalizaram a corrupção?

Eu também sou do tempo em que se podia confiar cegamente em instruções da embalagem. Hoje você compra um software supostamente "compatível" com suas configurações só para descobrir depois que seria "aconselhável" ter um HD maior, mais memória ou um processador mais rápido. Com o tempo você acaba cedendo e se acostumando com as manias. Se abrir este programa, não abra o outro ao mesmo tempo. Se for dar um comando de "selecionar, copiar", feche a outra janela primeiro. Senão trava. Por quê? Ah, não sei, mas trava. Não adianta querer argumentar com o computador, convencê-lo de que não está fazendo o que deveria. Eu é que tenho que aprender a aceitá-lo como ele é, com todas as suas idiossincrasias.

Em geral, mesmo os especialistas já se deram por vencidos, embora não admitam. Frases como "só reinstalando", "é assim mesmo" e "você deveria ter feito cópia" são na verdade eufemismos para "eu também não sei resolver". Então, no fundo, o que separa os leigos dos profundos conhecedores é a aceitação dessas explicações. Os conceitos de "robustez" e "confiabilidade de software", tão apregoados por mestres da informática no mundo todo, foram para o lixo pelas mãos de Bill Gates. E nós é que sofremos com isso. Mas fazer o quê? É assim mesmo. Quem não conseguir entender isso, é leigo.

1 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Este é o incrível mundo da informática. Como diz um amigo, "coisas do mal"!!!
Bj,
Danny Reis again!

9:54 AM  

Postar um comentário

<< Home