quinta-feira, setembro 23, 2004

Os heróis da tragédia

As palavras são pequenas para exaltar o caráter e o desprendimento de dois heróis da tragédia de Erechim. Um deles tem 36 anos e se chama Valdecir dos Santos. Ele chegou a ver o ônibus cair na barragem, levando junto seu filho Juliano, que acabara de embarcar. Em meio ao desespero, teve o alívio de enxergar Juliano salvando-se a nado. Mesmo assim, Valdecir jogou-se na água para tentar socorrer os demais jovens. Conseguiu salvar mais cinco.

Mas nenhuma figura é mais emblemática do que a do menino Lucas Vezzaro, de 14 anos. Bom nadador, ele conseguiu resgatar três pessoas com vida. Quando ia buscar a quarta, ficou sem forças e veio a morrer afogado. Seu ato de bravura foi tão comovente que conseguiu dar aos seus pais o alento do orgulho para atenuar a dor da perda. "Perco meu filho, mas sou um homem orgulhoso por tudo o que ele fez", disse o pai Sérgio Vezzara ao jornal Zero Hora.

Solidariedade. Amor ao próximo. Chavões tão surrados que soam até como pieguice. Mas são a única esperança para este mundo cada vez mais complicado em que a gente vive.