terça-feira, setembro 28, 2004

Sant'ana e os cachorros

Eu gosto de ler o que o Paulo Sant'ana escreve. Nem sempre concordo com ele, mas aprecio o estilo lúcido e humano de suas crônicas na Zero Hora. Hoje ele se saiu com uma sensacional:

Recebi dezenas de e-mails de donos de pitbulls e rottweilers. Têm dois argumentos principais: os cães são mansinhos, brincam com as crianças – e os culpados dos ataques fatais são os donos dos cães, pelo que o colunista está errado em amaldiçoar os animais.

Mas é evidente que são os donos dos cães os culpados. Eu por acaso escrevo para os cães lerem?

Isso me faz lembrar outro texto dele há muitos anos, comentando sobre um cidadão que havia sido mordido por um cachorro. O dono alegou: "ele pensou que você fosse atacá-lo". Aí, Sant'ana, que é Bacharel em Direito, comentou que "para um cachorro não se pode argüir a tese da legítima defesa putativa".

Eu simpatizava com cães, até que uma namorada minha me mandou sair do quarto para o cachorro parar de latir. Bem, o namoro não durou muito. Mas a última notícia que tive é de que ela e o cachorro continuavam juntos.