sexta-feira, outubro 15, 2004

Horário político

Aos poucos, estou me reconciliando com a televisão. Já coloquei um aparelho de TV na sala, para me fazer companhia enquanto estou no computador. O objetivo continuava sendo o mesmo, ou seja, usá-lo como monitor para o DVD player. Mas acabei catando uma antena velha que estava atirada num canto e, com ela, consegui sintonizar alguns canais. E vocês não vão acreditar no que me estimulou a fazer isso: o horário político!

Ao contrário da maioria, eu gosto de olhar a propaganda eleitoral gratuita. Acho muito melhor do que novela ou qualquer "reality show" da vida. Como jornalista, fico avaliando a produção e a edição. Como telespectador, aprecio as belas imagens que quase sempre aparecem, principalmente quando a campanha é para prefeito. Como eleitor, interesso-me em ouvir o que os candidatos têm a dizer, mesmo sabendo que o discurso é puro marketing (e até isso eu gosto de analisar). Por fim, como cidadão comum, divirto-me com as gafes e trocas de farpas. Política é um assunto sério, eu sei. Mas, felizmente, mantém o seu lado folclórico e pitoresco.

Ontem eu diria que Pont e Fogaça terminaram empatados. É curioso observar como cada um, procurando flexibilizar, acaba fazendo um discurso contraditório. Raul Pont, da situação, fala em mudar. José Fogaça, da oposição, fala em "manter o que está bom". Então quem quer mudança tem que votar no Raul? Não percam o próximo capítulo. Que novela, que nada!