segunda-feira, outubro 25, 2004

Legendas forçadas

Eu gostaria de fazer um protesto à Universal, especificamente em relação aos DVDs lançados pelo selo STUDIO CANAL. Já comprei dois: "Morte Sobre o Nilo" e "King Kong" (o remake de 1976). Embora o preço de ambos seja bastante competitivo, a configuração do menu não permite que se vejam os filmes em inglês, sem legendas. Para tirar as legendas, só optando por áudio em português. E para ver o filme em inglês, tem que escolher alguma legenda. Se nenhuma for escolhida, entram as em português. E não adianta usar as teclas "audio" e "subtitles" do controle remoto, que o DVD está configurado para não aceitar esses comandos. O sujeito que programou esse menu deve ter-se sentido um gênio. Claro! Pra que permitir configuração independente de áudio e legenda se um tem a ver com o outro? Para áudio em inglês, legenda em português. Para áudio em português, sem legendas. Pronto, tudo simplificado!

Só que tem um detalhe. Quem sabe inglês já se acostumou a olhar os filmes sem legenda. Essa opção, aliás, é um dos atrativos do formato DVD. Além de outra que a maioria dos DVDs de filme estrangeiro possui – mas não os da STUDIO CANAL – que é a de olhar o filme em inglês, com legenda em inglês. É um recurso útil para quem está num nível intermediário e ainda não tem o ouvido aguçado para o entendimento do inglês falado. Obviamente o "gênio" concluiu que seria desnecessário acrescentar legendas em inglês num DVD lançado no Brasil.

Os DVD players mais modernos conseguem sobrepor um menu próprio ao do DVD e permitir que se retirem as legendas, mantendo o áudio em inglês. Mas o meu DVD player da sala é antigo e obedece cegamente a configuração do disquinho que estiver tocando. Assim, nos DVDs da STUDIO CANAL, não consigo ver os filmes em inglês sem aquelas letrinhas intrusivas por cima. Só quem já se acostumou a ver um filme "limpo", treinando apenas a audição, sabe a diferença que faz. Protesto! Quero ter a opção de ver filmes estrangeiros em inglês, sem legendas! Aliás, este é mais um caso para a série "a cultura está em mãos erradas".