quinta-feira, outubro 21, 2004

Nova embalagem

Será que os publicitários de plantão poderiam me explicar por que um produto, quando troca de embalagem, apregoa isso como vantagem? Se for substituição do material por outro mais resistente eu até entendo. Mas não, geralmente é apenas uma renovação no visual. Lembro de um anúncio da minha infância, que aparecia na contracapa de revistas como "Bolinha" e "Luluzinha". Um garoto aparecia segurando uma barra de chocolate. A garota aponta para sua mão e diz: "Aposto que é Choco Preto e Branco". Ele responde: "E é... mas em sua nova embalagem!" Tá, e daí? Qual o benefício ao consumidor com essa alteração meramente estética?

Não questiono a medida em si de trocar a embalagem do produto. É uma forma de chamar a atenção e evitar o desgaste de uma marca. Mas pra que anunciar isso como algo que agrega valor? Nesta semana mesmo comprei uma lasanha congelada que anunciava na tampa: "nova embalagem". O sabor continuava o mesmo.

Quando eu comprasse roupas novas, poderia me anunciar em nova embalagem, também. Será que faria alguma diferença? Talvez não para melhor, se fosse para acomodar o novo tamanho do produto. Mas aí eu poderia fazer como algumas marcas que tentam mascarar o aumento de preço: "Agora em nova gramatura." Se eu conseguisse baixar de peso, mudaria o slogan: "Agora em versão light." E quando chegasse à terceira idade eu poderia dizer: "Safra 1960 - envelhecido em barris de carvalho".