segunda-feira, outubro 04, 2004

Tu e outros gauchismos

Todos sabem que o gaúcho prefere usar o "tu" em vez de "você". Mas, na linguagem falada, é raríssimo alguém conjugar corretamente a segunda pessoa do singular. Em geral o que se ouve é "tu fez", "tu foi", "tu comprou" e por aí vai. Eu próprio falo assim informalmente e, quando mando um e-mail a um amigo, fico em dúvida se escrevo certo ou como falaria. Às vezes prefiro usar o "você" na escrita para não errar nem soar muito formal. "És", por exemplo, é uma palavra que eu tenho uma dificuldade enorme de escrever. Minha mãe usava até na fala. Só não lembro se ela era certinha também para dizer os demais verbos.

E assim os gaúchos têm outras manias. A moeda no Rio Grande do Sul é sempre o "pila". E é tão imutável que nem para o plural vai: é um pila, dois "pila", três "pila"... Aliás, o plural do gaúcho tem peculiaridades estranhas. A tendência é dizer um dólar, dois "dólar", três "dólar", mas cem dólares são sempre cem dólares. Talvez seja um fenômeno chamado limiar de pluralidade. Só é acionado a partir de uma certa quantia.

A imprensa costuma transcrever falas e entrevistas corrigindo esses pequenos erros. Se aparecer escrito que o gaúcho disse "tu foste", "tu és", pode apostar que o que ele realmente falou foi "tu foi" e "tu é". Certa vez um garoto foi flagrado tentando roubar um carro. Na delegacia, consta que teria dito: "E aí doutor? Vou ter mais um arreglo?" Garanto que ele disse "arrego". O "l" foi "cortesia do editor", só faltou o carimbo. Pior é quando transcrevem errado. Tatata Pimentel, que é professor de Português, deve ter tido chiliques quando a saudosa revista Wonderful escreveu que ele teria dito "fostes" e "dissestes". Essa é a conjugação do "vós", não do "tu".

Quem da minha faixa etária nunca soltou um "te fraga" na sua vida? Ou melhor: "ti fraga", mesmo, pra ficar coerente com a pronúncia. Essa frase consegue ter mais erros do que palavras: colocação de pronome, ortografia e palavra inexistente. O certo seria: "flagra-te". Mas quem no Brasil consegue falar assim? Seria o mesmo que olhar bem fundo nos olhos da namorada e dizer: "Amo-te!" Que romântico.

Lembrei de tudo isso porque ontem, depois de votar, dei uma caminhada até o Brique da Redenção. Aí, ouvi um vendedor falar "tu comprou". Ao meu lado uma senhora murmurou pra si mesma, mas alto o suficiente para que eu ouvisse:

- Com-pras-te. Tu... com-pras-te.

Eu olhei para ela e comentei:

- Ah, mas ninguém fala assim.

Ela respondeu:

- É, mas é horrível quando tu ouve.

Não resisti. Falei na hora:

- Tu ou-ves!

Acho que ela se convenceu.