quarta-feira, novembro 10, 2004

Ainda os falsos autores

Uma integrante do Orkut teve a ótima idéia de criar uma comunidade chamada "Afinal, Quem é o Autor?" O objetivo seria descobrir e divulgar os verdadeiros autores de textos que circulam pela Internet com falsa autoria. Eu me inscrevi e contribuí com o seguinte tópico:

Estou com pouco tempo agora, mas acabo de chegar nesta comunidade e gostaria de lembrar alguns exemplos de cabeça. Depois, com calma, pesquiso bem os textos. Aquele texto que começa mais ou menos assim: "Tenho amigos que nem sabem o quanto são importantes para mim..." não é do Vinicius de Moraes. É do cronista gaúcho Paulo Sant'ana. Aquele texto que começa falando nas muitas dores, mas que nenhuma dói mais do que a saudade (é como é verdade!), não é do Miguel Falabella. É da cronista gaúcha Martha Medeiros (que sofre de um mal inverso ao do Verissimo e na minha opinião pior: os textos DELA circulam com assinatura de outros). O texto "Vaidade" não é de Herbert Vianna. É da jornalista e blogueira Rosana Herrmann.

A moderadora do grupo respondeu:

Valeu, Emilio! Tinha colocado até na comunidade do Vinicius esta pergunta, pois achava que o texto não era dele. A maioria achou que não era mesmo, mas ninguém soube dizer de quem era. Daí, fui procurar por Paulo Sant'ana e encontrei esta notícia:
http://www.coletiva.net/leitores.php?inicio=334

VINÍCIUS DE MORAES X PAULO SANT’ANA

Sobre a Notícia ’Vinícius de Moraes assina texto de Sant'Ana’, do dia 19/06, esclareço que o verdadeiro autor não é nenhum dos citados, e sim, Garth Henrichs, um autor existencialista. No que vou procurar por "Gart Henrichs", acho o seguinte:

http://www.spark.maxihost.com.br/cafe/2003_12.html

" O texto aparece como de Garth Henrichs em apenas 140 sites.... Num dos sites é informado que a crônica teria sido publicada originalmente no Jornal Zero Hora de Porto Alegre. Por outro lado, pesquisei também a frase final "A gente não faz amigos, reconhece-os" E esta aparece isoladamente diversas vezes, atribuída a Vinicius. A conclusão a que eu cheguei é que o texto realmente deve ser de Garth Henrichs, porém a frase final é de Vinícius, citada por Henrichs no fechamento de sua crônica. O autor da frase usada como citação (Vinicius) acabou erroneamente sendo tomado como autor do texto inteiro."

Aos poucos, a gente vai desvendar este mistério... Quem é Garth Henrichs?

Eu insisti:

- Eu sou de Porto Alegre, a terra do jornal Zero Hora, onde Paulo Sant'ana escreve.


- Eu vi esse texto publicado originalmente no jornal.

- Eu vi esse texto REPUBLICADO no mesmo jornal para reivindicar a autoria.

- Esse texto aparece também no livro "O Gênio Idiota", de Paulo Sant'ana.

O TEXTO É DO SANT'ANA, PÔ! Talvez tenham enxertado frases esparsas no texto "falsificado" e essas frases é que aparecem com sendo de outros, MAS ESSE TEXTO EU TENHO CERTEZA QUE É DO SANT'ANA! Puxa, não pensei que fosse tão fácil roubar uma autoria e tão difícil restituí-la a seu verdadeiro dono!

Até que, depois de algum tempo, a moderadora postou a seguinte resposta sob o título "Agora é oficial: não é do Vinicius:"

Escrevi para Gilda Mattoso, a última esposa do Vinicius de Moraes e que colabora no site oficial do Vinicius de Moraes.Vejam o que ela respondeu:


"Querida [nome da moderadora], Não reconheço nem a frase como do Vina. Pode entrar no site dele - www.viniciusdemoraes.com.br - e dar uma conferida lá. Fico danada, pois vejo cada texto bobo sendo atribuído a ele, a Jorge Luis Borges e tantas outras feras, quando se vê que não podem ser de gente assim. bjs Gilda"

Emilio: Parece que você tinha mesmo razão. Só nos resta enfim acreditar que é mesmo do Paulo Sant'anna, já que você tem até a referência do livro em que foi publicado. Mais um mistério desvendado.

Aí só me restou responder:

Se você precisou escrever para a viúva do Vinicius para confirmar a informação, então a situação está pior do que eu pensava. Enquanto você diz que "parece" que eu tenho razão, eu tinha certeza desde o começo. E não adiantou nada. Então pra que serve esta comunidade?


P.S.: Este desentendimento já está superado. Continuo participando da comunidade "Afinal, Quem É o Autor?", que considero uma das melhores do Orkut. Mas na época em que ocorreu esse fato eu realmente fiquei indignado. E continuo achando que tinha razão. Mas já passou. Pensei em apagar este tópico, mas fica para servir de esclarecimento a quem pesquisar sobre o assunto.