domingo, novembro 21, 2004

As falhas do Orkut

É realmente uma pena que o Orkut esteja se tornando um site cada vez mais instável. A impressão que se tem é de que, de cada quatro cliques, apenas um é bem-sucedido. Dos outros três, um vai para a página "Bad bad server. No donut for you." O outro vai para uma página branca de erro do Google. E o terceiro é uma mensagem local do seu browser dizendo que a página não pode ser exibida.

Já ouvi muita gente dizer que saiu do Orkut porque cansou de tantas falhas. O que é lamentável, já que o Orkut havia-se consagrado como o "point" dos brasileiros na Internet. É como aquele barzinho de sucesso da sua cidade: pode haver outros melhores e mais confortáveis, talvez até com mais opções. Mas você vai naquele porque sabe que a galera vai estar lá.


Agora imaginem querer migrar para algum site concorrente. Recomeçar do zero. Reconstruir toda a estrutura a partir do nada, quando já existe uma ampla rede de comunidades no Orkut. Não valeria a pena. Será que é tão difícil assim para os americanos que gerenciam o site torná-lo mais confiável? Já deu pra ver que continuam fazendo manutenção, tendo inclusive acrescentado um novo item de menu: "media". O negócio agora é corrigir as falhas.