quarta-feira, novembro 10, 2004

Mais um falso Verissimo

Acabei de receber por e-mail um texto em que o remetente original observou: "Acho que é do Luís Fernando Verissimo". Pois eu tenho certeza que não é. É uma crônica sobre por que a longevidade não está relacionada com a prática de exercícios ou a chamada vida saudável. Incrível como tem gente que não conhece o estilo do Verissimo, mas pensa que conhece. Pensando bem, é compreensível. Tem tanto texto circulando pela Internet como sendo dele sem realmente ser que a pessoa já não tem parâmetro para avaliar. Acaba tendo uma "iniciação" por textos errados. Na comunidade do Orkut dedicada a ele, fizeram uma enquete para saber o texto preferido dos integrantes. Vários votaram em "Quase", que não é dele.

Eu não vou me autoproclamar um expert em Luís Fernando Verissimo. A partir de "A Velhinha de Taubaté", já não fui tão assíduo na compra de seus lançamentos. Mas antes disso eu lia os textos dele praticamente desde o primeiro livro, "O Popular", que minha irmã tinha. E acho que consigo detectar o estilo dele. Ou, ao menos, uma imitação bem feita. Senão, vejamos:

1 – Verissimo não usa palavrões.

2 – Verissimo não escreve textos sobre relacionamentos ou modo de viver. Ao menos não textos sérios, de fundo poético ou com propósito de orientação.

3 – Verissimo é sempre irônico. Mesmo quando é sério.

4 – Verissimo é sempre sutil. Mesmo quando é objetivo.

Pronto, esse foi o meu curso rápido do estilo Luís Fernando Verissimo para vocês. Espero que sirva para alguma coisa.