quarta-feira, novembro 10, 2004

Os fantasmas do passado gremista


Quando o Grêmio inaugurou o "Olímpico Monumental" em 1980, achei que foi uma bela jogada de marketing. Afinal, era apenas um remendo no velho estádio e o acréscimo da palavra "Monumental" ao nome. Mas, para todos os efeitos, era um estádio novo. Da última vez em que passei em frente, estava lá uma placa com a data de inauguração do "Monumental" e os dizeres: "construído por sua torcida". Lembro de uma gincana no começo dos anos 80 em que a tarefa era conseguir um ingresso do primeiro jogo do estádio do Inter e do Grêmio. Todos comentavam que "do Grêmio era fácil", pois o ano a ser considerado era 1980. Ou seja: não havia dúvidas, o Grêmio tinha realmente inaugurado um "novo" estádio. Ainda que, por coincidência, ficasse no mesmo endereço do antigo.


E os resultados, ao menos no começo, foram os melhores possíveis. Com o moral renovado, o Grêmio viveu a melhor fase de sua história, conquistando o Campeonato Brasileiro em 1981, depois a Libertadores e o Campeonato Mundial em Tóquio. Muitas vezes, quando o Inter andou mal das pernas, imaginei que estava precisando de um estádio novo para recuperar o ânimo. Pensei em lançar a campanha "Beira-Rio Monumental já!". Não precisaria ser uma obra muito grande, apenas um reboco, uma pinturinha, qualquer coisa. O importante seria a solenidade de inauguração, para exorcizar os maus espíritos e resgatar a auto-estima perdida. Claro que haveria alguns problemas. Imagino pai e filho dentro do estádio, conversando:

- Pai, quando inaugura o estádio novo do Colorado?
- Já inaugurou, meu filho. É este!
- Ué, mas parece igual ao outro. Não é o mesmo?
- Não, este tem um friso vermelho pelo lado de fora. Não viu?

Pois agora, com o fantasma da Segunda Divisão pairando sobre sua cabeça, o presidente do Grêmio, Flávio Obino, está usando a tática inversa. Está desconsiderando o remendo de 1980 e trazendo de volta o antigo ano de inauguração do Estádio Olímpico, ou seja, 1954. Pode ser uma forma de renovar os fluidos. Afinal, se foi no "Monumental" que o Grêmio viveu seu melhor momento, foi também ali que aconteceu o horror do rebaixamento em 1991. E se foi no velho Olímpico que o Grêmio viu o Inter arrasar nos anos 70, foi também lá que o time da casa conquistou seus "12 títulos em 13 anos", incluindo o hepta (que o Inter levou o tempo mínimo para superar, mas foi bom para os gremistas enquanto durou).


Ou talvez seja apenas uma maneira de dar à torcida algo para comemorar em 2004: o cinqüentenário do velho estádio.