quinta-feira, janeiro 06, 2005

Os mosquitos

Fico imaginando que espécie de desastre ecológico eu causaria se, por um passe de mágica, conseguisse eliminar todos os mosquitos da face da terra. Será que os sapos e lagartixas morreriam de fome? Será que haveria um súbito aumento de pressão sangüínea em todos os mamíferos, inclusive humanos? As empresas de inseticidas teriam um prejuízo recorde? Ah, não importa. Se eu achasse uma forma, condenaria os mosquitos à extinção. E se algum ambientalista viesse me encher o saco eu daria um jeito de provar que os mosquitos nasceram para se alimentar do sangue de dinossauros. Na falta destes, vieram atormentar a nós, pobres seres humanos.

Já perceberam como é praticamente impossível pegar um mosquito em flagrante? Quando a coceira começa, ele já está longe. Depois, vem zumbir no seu ouvido daquele jeito debochado, mas você nunca consegue localizá-lo no escuro. Na luz é um pouco mais fácil, mas você raramente consegue alcançá-lo.

Às vezes olho aquele monte de mosquitos no teto (um dia desses, sem exagero, contei 21!) e penso como seria fácil matá-los arremessando o travesseiro. Claro, sujaria a fronha e o teto ao mesmo tempo. Eis um produto interessante para ser inventado: depois do mata-moscas, a almofada mata-mosquitos, com fronha descartável! O teto é que continuaria sendo um problema.

Aliás, não é o mosquito que pica, é a mosquita. Sim, é a fêmea que gosta de sangue. Devem ser mal amadas, pobrezinhas. Ou vocês já enxergaram algum macho junto com elas? Que nada, são um bando de carentes literalmente à cata de sangue novo! Já que sentem falta daquilo, elas se contentam e nos... ah, deixa pra lá. Este blog não se presta para piadas de baixo calão.

O Mat-Inset em geral é eficaz para manter os insetos afastados. O de cartão, porque aquele líquido de "30 dias" não dá nem para a largada. Um dia ainda vou experimentar caçar mosquitos com aspirador de pó. À uma da manhã, já pensaram? Os vizinhos iriam me argumentar que o zumbido incomoda menos.

Certa vez li uma reportagem interessantíssima sobre os mosquitos. A tromba do inseto se chama probóscide, é septada e um dos canais injeta um líquido anticoagulante popularmente conhecido como o "veneninho" do mosquito. É aquilo que provoca a coceira. Já experimentei sugar para fora o líquido, para ver se alivia o prurido. Em geral o mosquito parece ter uma predileção por juntas, pontas de dedo, enfim, locais difíceis de se coçarem. E ele sempre acha por onde atacar.


Mas eu ainda vou achar uma forma de extingui-los. Os sapos, lagartixas e ambientalistas que se danem.