quinta-feira, fevereiro 17, 2005

As emoticonsilábicas

Eu sou fanático pela Internet, adoro teclar em ICQ e MSN, mas tenho uma certa aversão a esse "Internetês" que se usa por aí. Não virou "naum", você virou "vc", também virou "tmb" e todas as formas de "por que" foram reduzidas a "pq". São só alguns exemplos, existem muitos outros.

A verdade é que, em meus primeiros chats, eu não me sentia muito à vontade. Talvez seja a diferença de idade, mas eu tinha dificuldade de encontrar salas de conversa onde se dissesse algo mais do que "aeeeee" e "hehehehehe". Eu gosto realmente de escrever quando converso e até acho limitado o tamanho de bloco do MSN. Por mim, mandava verdadeiros tijolões a cada clique. E todos com as palavras escritas por extenso, com toda a pontuação e acentuação necessária.

Mas o "Internetês" conseguiu algo inédito, que foi sintetizar ainda mais a comunicação. Antigamente, uma sujeito que falava pouco era dito "monossilábico". Conheço algumas pessoas assim na Internet e até deveria me dar por feliz se recebesse um "oi" ou "é", "bão" e outros fragmentos de frase. Mas, na nova era, existem pessoas que falam menos do que as monossilábicas: são as "emoticonsilábicas"! Essas muitas vezes nem uma palavra se dignam a digitar! Tenho algumas amigas "emoticonsilábicas" com quem teclo de vez em quando. Nosso diálogo é mais ou menos assim:

Eu:
Oi, que bom que você está aí, estava com saudades de teclar com você!


Ela:
:c)


Eu:
Ultimamente não tenho conseguido teclar muito, estou cheio de coisas para fazer.


Ela:
:c(


Eu:
Na noite passada nem dormi direito.


Ela:
:c(


Eu:
Mas amanhã vou me reunir com os amigos e já me sinto melhor.


Ela:
:c)


Claro que o repertório de "emoticons" dos programas de chat está cada vez maior e mais criativo. Mesmo assim, imagine você estar conversando pessoalmente com uma pessoa e ela não dizer uma palavra, ficar só fazendo caretas feito uma surda-muda. Na prática, por enquanto, isso não acontece. Mas do jeito que o Internetês está viciando a garotada a ponto de já estar aparecendo até em algumas redações (sob protesto dos professores), eu não duvidaria que os "emoticonsilábicos" acabassem inaugurando de uma vez por todas a era da comunicação não verbal. :c)

Epa, isso pega! :c(