sexta-feira, fevereiro 11, 2005

O casamento do Príncipe

Estou feliz pelo Príncipe Charles. Ele vai casar de novo. E com a mulher que sempre amou. Finalmente mandando às favas a opinião pública, o protocolo, os preconceitos da realeza, ele vai assumir oficialmente sua paixão. Como devia ter feito desde o início.

Camilla Parker-Bowles deve estar feliz, também. Não faz muito tempo, conversei com uma amiga sobre os relacionamentos do passado. Ela viveu vários anos sob o mesmo teto com o grande amor de sua vida, teve uma filha com ele, mas ele nunca legalizou a união. E isso era importante para ela. Para ele talvez fosse só um detalhe, uma formalidade boba que não iria mudar nada na prática. Tanto que, vinda a separação, ela obteve todos os seus direitos na Justiça. Mas ficou a mágoa de nunca ter sido "assumida oficialmente" pelo homem que amava. O papel passado e as alianças com os nomes trocados seriam, para ela, como uma declaração de amor. E ela não a teve.

Sobre o casamento do Príncipe, não faltam os inconvenientes de plantão para dizer que é uma bobagem, o que ele viu nessa feiosa, olha a Diana como era bonitinha e blá blá blá, como se atração fosse um quesito meramente visual e dependesse da aprovação alheia. Não importa para nós o que ele viu nela que, num determinado momento, o fez querer ser um absorvente interno em seu corpo. Também não vem ao caso agora lembrar o quanto a Princesa Diana sofreu ao lado dele. Foi uma história triste com fim trágico, mas o Príncipe Charles com certeza também teve o seu quinhão de dissabores com tudo o que aconteceu. Que bom que está se reerguendo e reconstruindo a sua vida. Ele tem todo o direito de fazer isso.

E no final de tudo fica aquela lição recorrente e piegas, mas sempre pertinente, de que ainda há pessoas que acreditam em amor. Vejam aí esses namoradinhos de 56 e 57 anos anunciando ao mundo, felizes, o seu enlace. Um casamento real para mostrar ao mundo que o amor também é real.