quarta-feira, abril 06, 2005

Bizz Awards 2005

Hoje recebi um dos SPAMS mais curiosos que já vi. Uma carta com timbre e formatação elegante, informando-me em português "estrangeirizado" (cheio de erros) que fui indicado para o "Bizz Awards 2005", "o prêmio empresarial mais importante do mundo". A mensagem continua:

"Este prêmio foi criado para reconhecer, ressaltar e condecorar as empresas, organizações e/ou personalidades líderes de cada país membro. Sua nomeação foi feita graças a um um trabalho árduo do comitê de nomeados, que por recomendações recebidas das instituições como as Câmaras de Comércio, os Ministérios de Produção e Economia, as recomendações de estudos em linha feitos por nossa organização, além das recomendações dos Institutos de Estatística privados contratados em alguns países, o comitê obteve a informação suficiente para fazer a seleção de nomeados de THE BIZZ AWARDS 2005."

Veio-me a pergunta de sempre: se eu caísse na conversa, quando e como eu seria lesado? Não era vírus, pois não havia link para nenhum executável. Mas tinha, sim, a indicação de um site. Resolvi fazer uma visita. Fiquei impressionado. O visual é bonito e bastante convincente, com animação de introdução e menus dinâmicos. O "Bizz Awards" é apresentado como uma criação da "World Confederation of Businesses", sediada no Texas. Constam nomes e endereços de responsáveis para contato. Ah, e também nomes dos patrocinadores. Um deles, sugestivamente, se chama "Logros Organization". Sério!

Depois de navegar um pouco no site, confiando que o sistema me avisaria se houvesse alguma tentativa de baixar algum programa nocivo, acabei descobrindo o furo da bala: os indicados, se aceitarem concorrer, devem pagar uma taxa de 500 dólares, pela qual receberão um código de usuário e senha. O pagamento pode ser feito por cartão de crédito. Além do calote consumado, já imaginou a festa que eles farão com os dados do seu cartão? Minha dúvida é se em algum momento realmente é fornecida uma senha. Os campos de preenchimento aparecem lá, bonitinhos. Se levam a algum lugar, não vou pagar para saber.

Resolvi dar uma pesquisada no Google para ver se aparecia alguma coisa. Além do site em si, achei uma única referência ao golpe, por sinal bem humorada, de outro "indicado". Ele diz que chegou a receber um telefonema pedindo uma contribuição. Mas o mais engraçado foram os sites de empresas que incluíram o "Bizz Awards 2005" em suas listas de premiações e certificações. Ou são sócios da "Logros Organization", ou caíram no conto. Se eu fosse realmente empresário, será que me deixaria enganar?

Pensando bem... acho que vou colocar no texto de apresentação que o blog foi indicado para o "Bizz Awards 2005". Não, é melhor, não. Podem achar que eu tenho alguma participação na "Logros Organization".

1 Comments:

Anonymous Evandro Vianna said...

Também recebi uma mensagem, e passei pelo mesmo processo de curiosidade e perplexidade. Tiveram um bom trabalho para fazer isso, o que os distingue da imensa maioria dos picaretas virtuais. Chegaram a colocar um 0800 para nós do Brasil. Liguei, e a moça que atendeu apenas dizia "I can't hear you". Agora provavelmente vou receber de volta a ligação pedindo a tal da contribuição...
O interessante é ver que só aparece no google, no mundo inteiro, algumas emprezinhas merrecas fazendo propagande de que ganharam o tal do Bizz Awards. Vai ver que é uma forma de se consolar pelo preju de 500 dólares...
No mais, lhe parabenizo pela análise, pela atenção aos detalhes, pela percepção do significado que cada detalhe traz consigo. Eu não faria melhor...

10:42 AM  

Postar um comentário

<< Home