quinta-feira, abril 28, 2005

Cinco mil acessos

Nesta semana o contador do blog passou da marca dos cinco mil acessos. A relativa rapidez com que a contagem chegou a esse número me faz pensar se ele não está computando também os acessos de raiva, de sono, de espirros e de tosse. É bem verdade que muitos desses acessos ao blog são meus próprios. Quando instalei o contador, no dia 24 de setembro, fui informado de que haveria uma forma de fazê-lo desconsiderar o computador de onde eu me conectava. Mas como não uso apenas uma máquina e meu provedor trabalha com alocação dinâmica de endereço IP, resolvi não me preocupar com isso. Noto que às vezes volto à página e o contador não é incrementado. Não sei se o número é somado para posterior exibição ou se só a primeira vez em cada sessão é que conta.

É gratificante constatar que o blog está sendo bastante visitado. Às vezes estranho a falta de comentários, mas o número não pára de subir. Os primeiros a freqüentarem o blog foram minha irmã, meus sobrinhos e os amigos virtuais com quem estava em contato na época (agosto do ano passado). Lembro que mandei um e-mail coletivo para divulgar o lançamento. Hoje sei que muita gente achou este endereço também pelo blog da Rosana Herrmann, o
Queridos Leitores. Não tenho culpa se volta e meia Rosana comenta algum assunto que já foi abordado por aqui. Sempre que ela faz isso, aproveito o gancho para postar um comentário com link para o meu texto em questão. Faço o mesmo também no Orkut e nos meus grupos do Yahoo, quando a chance aparece. Às vezes tenho a surpresa de ler mensagens de internautas que não tenho a mínima idéia de como me encontraram. Talvez pelo Google ou Alta Vista.

No começo, não era difícil achar assunto. A exemplo do que aconteceu quando comecei a escrever sobre música para o International Magazine em 1995, eu tinha várias idéias acumuladas que fui desovando aos poucos. Agora já começo a ter mais dificuldade de manter a mesma regularidade na postagem de textos. Mas a progressão com que aumenta o número de acessos me estimula a não parar. A Internet é um meio de comunicação de massa ao alcance de todos e eu procuro escrever aqui como faria numa coluna de jornal, por exemplo.

Obrigado a todos vocês que "batem o ponto" aqui. Voltem sempre. Vamos ver quanto tempo levamos para chegar aos dez mil.