segunda-feira, abril 04, 2005

Garantia de incomodação

Ninguém gosta de comprar um produto ou contratar um serviço sem garantia. Mas, infelizmente, existem certos incômodos para os quais não existe garantia nenhuma. Senão vejamos: quando você vai comprar alguma coisa – um televisor, por exemplo – você escolhe, em primeiro lugar, um dia e horário em que esteja livre. Em segundo, é claro que você vai comparar preço. Mas é provável que procure também um local de fácil acesso, com estacionamento próprio ou então que faça entrega a domicílio. Por fim, o momento de estrear o seu brinquedo novo é uma ocasião especial. Você levou isso em consideração também ao motivar-se para a compra. Talvez até tenha convidado alguém especial para partilhar desse instante.

Mas, na hora, acontece um problema. O aparelho está defeituoso. Você fica nervoso, olha o manual, encontra aquela lista de perguntas bobas que não resolvem nada ("Ligou na tomada?" "Apertou o botão ON?") até que conclui que terá mesmo que buscar uma solução com a loja. O grande momento para o qual você tinha se preparado já se perdeu e garantia nenhuma vai ressarcir isso. Mas suas incomodações estão apenas começando.

Você liga para a loja ou volta lá pessoalmente. O vendedor lhe tranqüiliza, lembrando que o televisor tem garantia e tudo será resolvido. Basta levar o aparelho na assistência técnica, que fica num endereço totalmente fora de mão para você, só abre em horário comercial e fecha ao meio-dia. Tudo bem, seu chefe é camarada e não se importará que você se ausente para resolver essa pendência. Aí você mesmo tem que desconectar tudo, carregar o televisor, colocá-lo no carro e descobrir que é difícil achar um lugar para estacionar próximo da oficina indicada. Mas você leva mesmo assim. E depois terá que percorrer o calvário novamente para retirar a mercadoria consertada. Todas as vantagens que você pesou ao fazer a compra se perderam nessa sucessão de incômodos.

Mas existe um tipo de garantia que é ainda mais ineficaz, que é a de serviços. Você contrata um pintor, encanador ou eletricista para fazer um serviço na sua casa. Ele vem e faz um belo estrago na instalação. Você o chama de novo para que conserte a besteira. Ele tenta, mas não tem condições de fazer melhor do que já fez. Quanto mais ele mexe, pior fica. Aí você percebe que foi sorteado com a contratação de um incompetente. E só o que a garantia permite é que você chame o mesmo incompetente para continuar fazendo presepadas. Depois de algum tempo você conclui que teve prejuízo mesmo e contrata outro. Até acertar.

Garantias são importantes, mas não asseguram um reparo pleno e satisfatório de seus prejuízos. O ideal seria que tudo funcionasse bem da primeira vez. O Código do Consumidor, felizmente, mudou a situação para melhor. Hoje as lojas já não se recusam a substituir a mercadoria, por exemplo. Mas só depois de terem certeza absoluta de que ela não tem conserto. Até lá, você foi premiado com pelo menos uma visita à assistência técnica. Que fica num endereço totalmente fora de mão para você, só abre em horário comercial e fecha ao meio-dia.