terça-feira, maio 24, 2005

Manias do computador

Certa vez trabalhei com um colega que tinha uma forma de proceder um tanto incomum quando era chamado ao telefone. Geralmente ele estava compenetrado em frente ao computador e o telefone tocava. Outra pessoa atendia e constatava que a ligação era pra ele.

- Fulano, telefone!

Ele confirmava baixinho, ou com um simples aceno de cabeça, e continuava o que estava fazendo. Lá pelas tantas, se fosse eu que tivesse atendido, ficava inseguro e repetia:

- Fulano, ouviste eu te avisar do telefone?
- Já vou...

E continuava ao computador, sem a menor pressa. Com isso, uma vez atendi uma ligação para ele e a pessoa suplicou: "Mas não me deixa pendurado..." Como se eu fosse o culpado.

Pois bem: às vezes, em meus acessos à Internet, lembro-me desse meu colega. Porque eu digito um endereço no navegador e ele simplesmente "não vai". Se coloco o cursor na altura da moldura, aparece uma pequena ampulheta. Mas se o deixo no centro da tela, só aparece a seta. Isso não me parece ser um problema de rede, mas sim do próprio Internet Explorer. Às vezes ele parece que não envia mais comandos para o modem. Simplesmente pára. Aí, só fechando todas as janelas e abrindo de novo. Isso quando não aparece a mensagem de que o "Iexplore.exe" não está respondendo. Se abro o MSN ou baixo mensagens pelo Outlook, confirmo que a conexão está funcionando bem. O problema é do navegador, mesmo.

Outra situação é quando um site em especial resolve não entrar. Aí, é como alguém para quem você telefona ou vai visitar e ninguém atende. Não adianta gritar "ó de casa", bater na porta (que porta?), tocar a campainha (que campainha?), reclamar para o computador, argumentar que o site deveria estar no ar 24 horas e blá blá blá. O cúmulo da resignação é quando você resolve procurar outro site porque o que você queria, justamente aquele que iria lhe trazer a informação desejada não está respondendo. Isso está cada vez mais comum. Você queria entrar no Orkut, você queria pesquisar uma palavra no Answers.com, mas não conseguiu, então desiste e vai passear por outras bandas.

Fazer o quê? O tempo dos aparelhos em que se teclava "Play" e eles obedeciam cegamente já passou há muito tempo. Estamos vivendo a era do "sistema está fora", "problema de rede", "tente mais tarde", "seu software é incompatível", "só funciona com a nova versão" e por aí vai. Nós é que temos que nos adaptar às manias do computador e não o contrário. Lembro quando eu ainda usava o paleozóico Windows 3.11 e um colega me disse que com o 95 meus problemas acabariam. Pois hoje dizem que é com o XP. E amanhã vai ser com o quê? Afinal, meus problemas têm ou não têm solução? Existe ou não existe um sistema operacional infalível?

Aí lembro do meu colega a quem eu, por insegurança, avisava pelo menos duas vezes que havia telefone pra ele. Talvez bastasse avisar uma vez só. Talvez eu não precise teclar "Enter" três ou quatro vezes para chegar a um site desejado ou clicar quatro ou cinco vezes em "OK". Mas a demora da resposta me deixa inseguro e eu acabo fazendo isso. Ouvi dizer que estão pensando em colocar software em equipamentos de áudio e vídeo ou até já fazendo isso. Não! Tudo menos isso! Imagina eu estar curtindo um DVD e, na metade, aparecer a mensagem de que "seu programa realizou uma operação ilegal e será fechado". Ou então: "este DVD só roda com a versão 2010 do sistema operacional". Chega!