terça-feira, maio 31, 2005

Os 40 anos de um clássico


Ontem fez 40 anos que o filme "A Noviça Rebelde" estreou nos Estados Unidos. Pensando bem, que nome estranho foram escolher para esse filme no Brasil. O original se chama "The Sound of Music". Em Portugal o título ficou "Música no Coração". E, no entanto, "A Noviça Rebelde" já tem uma sonoridade familiar para nós.

Esse filme, a exemplo de "Love Story", marcou a minha infância sem que eu o tivesse visto... por causa da trilha sonora. Aos cinco anos, no saudoso Jardim de Infância da Comunidade Evangélica, na Senhor dos Passos (as dependências ainda existem, no prédio ao lado da Igreja), eu aprendi a cantar a versão em português de "Dó-Ré-Mi". Minha irmã tinha o compacto com a gravação original de Julie Andrews. Minha mãe me explicou o significado das palavras "noviça" e "rebelde". Então o filme me marcou de forma indireta.

Acho que eu tinha 17 anos quando o vi pela primeira vez, em cópia nova, no Cine Astor. Adorei. Claro que é um filminho água-com-açúcar, bastante longo, que pode ser muito chato para quem não gosta de musicais. Mas eu o vi duas vezes no cinema e depois comprei uma luxuosíssima edição comemorativa de 30 anos em videodisco, incluindo material suplementar que depois não foi recolocado na íntegra no DVD:

Agora dizem que vai sair outra edição com mais extras. O DVD brasileiro ainda em catálogo pode ser encontrado a preços bem acessíveis. Mas não me arrependo de ter comprado o videodisco de colecionador. O que ele tem que o DVD não tem:


1) Documentário em forma de texto e fotos, para ser visto quadro a quadro. Nos videodiscos era muito fácil incluir galeria de fotos, pois a imagem não era digital. O espaço equivalente a um segundo de filme podia conter 30 fotos diferentes. Num DVD, a quantidade de fotos que se podem incluir é bem mais limitada. Até hoje não vi nenhuma galeria de fotos de videodisco ser reincluída na edição em DVD (as outras duas que conheço são do filme "Help", dos Beatles, e "O Homem Que Caiu na Terra", estrelando David Bowie).

2) Livreto com o roteiro original da peça de teatro.

3) CD banhado a ouro contendo a trilha sonora completa, incluindo várias faixas que não apareciam no LP original ou relançamento em CD avulso.

Eu sei que vou acabar comprando a nova edição em DVD, quando sair. Adoro esse filme. Julie Andrews era linda e assim continuaria por muito tempo. Quem quiser conferir pode assistir ao filme "Sede de Amar" (Duet for One), de 1986, onde ela aparece um pouco melhor em uma das cenas:

Mas a "Noviça Rebelde" será sempre um clássico.