quinta-feira, junho 30, 2005

Os Cavalos de Tróia

Em meio à quantidade absurda de e-mails não desejados que recebo diariamente, chama a atenção o número cada vez maior de "Cavalos de Tróia", ou mensagens mal intencionadas com o objetivo de contaminar o meu computador. Consigo entender os que mandam informes publicitários, embora questione a eficácia do método. Esses estão apenas querendo vender o seu peixe, literalmente. E se continuam fazendo é porque deve dar certo. Os golpes, mais raros mas de qualquer forma recorrentes, têm o objetivo de me lesar. "Querem o meu dinheiro", como dizia meu pai quando recebia "ofertas especiais" pelo correio. Mas qual a razão de elaborar cuidadosamente uma correspondência com o único propósito de infectar a máquina alheia? Apenas vandalismo digital.

Impressiona-me que os "Cavalos de Tróia" estão ficando cada vez mais sofisticados. Os mais comuns a gente já conhece: são os falsos cartões virtuais. "Alguém lembrou de você". "Estou com saudades". "Você recebeu um Humortadela". Um dado curioso é que a maioria deles tem erros de ortografia no título, mesmo que seja apenas a falta de um acento (geralmente na palavra "você"). Em quase todos é possível ler o conteúdo sem executar o programa nocivo, que normalmente está armazenado num servidor e o e-mail contém um link para ele. Esse link parece inofensivo, mas basta colocar o cursor por cima e olhar no rodapé do navegador para enxergar onde ele realmente leva. Geralmente é um site desconhecido, bem diferente do anunciado, e termina num arquivo .zip, .scr ou .exe que é o que vai fazer o estrago. Cartões verdadeiros trazem o nome do remetente, não contêm erros no título e podem ter sua autenticidade verificada na forma descrita. E-mails que contêm o vírus como anexo ainda circulam bastante, mas bem menos do que em forma de link.

Outro tipo de e-mail cada vez mais comum: "Você está sendo traído". Um amigo anônimo avisa que viu sua esposa ou namorada com alguém e tem fotos para provar. Basta clicar no link para visualizá-las. Também são freqüentes as mensagens que anunciam fotos eróticas. Avisos do SERASA, pedidos de atualização de CPF, comunicações de que seu pedido foi processado numa loja que você nunca acessou, tudo isso os internautas estão sujeitos a receber a qualquer momento. Eu me pergunto quantos se deixam enganar.

Mas agora a criatividade usada para o mal está chegando a níveis mais requintados. Olhem o que recebi sob o título "Dhara Bhaco no Jô":

Não percam no início da madrugada do próximo sábado ( 02 de Julho ), no programa do Jô, a entrevista com a maravilhosa cantora, a Indiana Dhara Bhaco, falando de sua carreira, histórias picantes de sexo, abrindo o jogo sobre a Rosa Cruz, sobre a Maçonaria Egípcia e de seu casamento com o famoso "poeta" e "Mestre" Maçon Egípcio, Lhéo Phondo Nadhara, onde vive com ele e com sua outra esposa no Egito.


Correm boatos que dizem ser comum os Mestres da Maçonaria Egípcia terem várias mulheres.

Será?

É sério.

Confira neste link:

(Aqui aparecia o link "camuflado").

A polêmica cantora Dhara Bhaco no Programa do Jô, no início da madrugada do próximo sábado.

Imperdível.

Esse e-mail eu confesso a vocês que abri de boa fé. Por meu interesse por música e participações em grupos de discussão sobre o assunto (e também minhas colaborações para o International Magazine), recebo algumas mensagens de divulgação de shows e outros eventos. E conheço uma cantora chamada Dhara. Mas, assim como os erros de ortografia, existem outros indícios de que uma mensagem é falsa. Ora, desde quando um release contém a afirmação de que "é sério"? Imaginem vocês lendo uma notícia no jornal ou ouvindo pela TV e lá pelas tantas o texto diz: "É verdade, gente!" Ou seja, se o rementente, em seu amadorismo, houve por bem dizer que "é sério", é porque não era. E tive a confirmação disso ao fazer o teste do cursor sobre o link.

Já estou quase desistindo de instalar um anti-spam. Acho que meus e-mails podem servir como uma rara massa de testes para análises diversas. É sério (epa!). Em que outra caixa postal os especialistas iriam encontrar espécimes tão diversos e fartos de anúncios, golpes e Cavalos de Tróia? Sem contar a chance que eu teria de entrar para o Guinness. Ou como o e-mail mais antigo ainda em uso, ou pela quantidade de correspondência não desejada. Acho que vou me inscrever.