quarta-feira, junho 29, 2005

Update

Lembram quando falei que teria que instalar uma nova versão do Adobe Acrobat Reader para poder abrir os arquivos enviados pela empresa de tradução? Pois bem: descobri que a versão 6.0 não instala no meu sistema operacional. Eu teria que atualizá-lo. Pra continuar fazendo a mesma coisa!

Ora, o Acrobat, para mim, só serve para receber imagens de documentos. Por que a empresa de traduções atualizou a sua versão do Acrobat? Ah, claro: para poder abrir documentos de outros que atualizaram também. Pra continuar fazendo a mesma coisa, ou seja, abrindo arquivos PDF com imagens de documentos digitalizados. Todos foram obrigados a fazer upgrade sem agregar qualquer benefício. Pelo contrário: a nova versão provavelmente ocupa mais espaço em disco.

Eu não sou contra o avanço da informática, principalmente no terreno de áudio e vídeo, que ainda tem muito chão pela frente. Enquanto não tivermos realmente TV e rádio via Internet com a mesma qualidade de um CD ou DVD, os recursos de processamento, armazenamento e transmissão de dados não pararão de evoluir. Mas que tipo de avanço alguém ainda pode querer para coisas tão simples quanto edição de texto e digitalização de documentos? Que benefício essa nova versão do Acrobat está trazendo para os usuários? Qual a vantagem de um documento digitalizado no Acrobat 6.0 em relação a versões anteriores? Gostaria de fazer um teste escaneando e imprimindo a mesma imagem em versões diferentes do Acrobat. Será que haveria diferença no resultado? Por que eu preciso atualizar tudo no meu computador, talvez até precisando colocar um disco maior, para poder continuar abrindo documentos escaneados? É isso que me revolta: certos utilitários já estão perfeitos, não precisariam de novas versões. Mas elas nos são empurradas à força apenas porque as anteriores foram tornadas obsoletas na marra. Duvido que não houvesse uma forma de evoluir o que precisa ser evoluído sem precisar obrigar o o usuário a atualizar todo o resto.

Já vi que é só uma questão de tempo até eu ser obrigado a instalar o Windows XP. Pra continuar fazendo a mesma coisa!