quarta-feira, julho 20, 2005

A desglamurização do cigarro

Hoje vi uma cena curiosa. No café, uma fumante queria escolher a imagem que aparecia no maço de cigarros para ilustrar a advertência do Ministério da Saúde. Como não encontrou a que queria, deixou de comprar. Eu era o seguinte da fila (para pagar o café, não cigarro) e aproveitei para saber mais detalhes. A moça do caixa me explicou que a maioria dos tabagistas prefere a imagem do “cigarro impotente”, ou seja, da cinza caída para simbolizar que “fumar causa impotência sexual”. É uma foto menos agressiva do que a de pessoas enfermas. Achei sensacional que os fumantes se incomodem com as embalagens de advertência. Tomara que elas se tornem cada vez mais grotescas.

Até hoje, foram pouquíssimos os fumantes que conheci que admitiram que começaram a fumar para se exibir. Ou para se sentirem mais velhos. Ou para ficar bem com a turma. Quase todos afirmam que não é nada disso, que é apenas um prazer. Que esse negócio de fumar por necessidade de afirmação é papo de psicólogo. Reclamam também do patrulhamento dos antitabagistas. Reivindicam o direito de fumar em paz. Até acredito que alguns não consigam imaginar a tortura que é para um não-fumante agüentar fumaça de cigarro no ambiente. Pensam que é implicância e perseguição.

Eu, sinceramente, não consigo entender que atrativo tem o cigarro. O álcool também é prejudicial à saúde, mas ainda dá um pilequinho gostoso. Não estou defendendo o consumo de bebidas alcoólicas, apenas digo que posso compreender o prazer de quem bebe. Ou mesmo de quem usa drogas ilegais, embora também não as aprove. Mas qual o barato do cigarro? Que graça tem ficar com aquela coisa suja na boca sugando fumaça para dentro do pulmão? E ainda impregnando o ambiente com cheiro de tabaco? Meus amigos fumantes que me desculpem, mas é uma grande idiotice.

No entanto, os fumantes juram que é um prazer. Que não querem se exibir ou aparecer, apenas reivindicam o direito de fumar. Se é assim, então não podem reclamar da crescente desglamurização do tabagismo. Querem fumar? Tudo bem. Mas não perto de mim. Escondam-se no mais recôndito corredor do prédio, onde ninguém os enxergue. Ou então, sujeitem-se às novas regras. Um shopping aqui de Porto Alegre tem uma área reservada a fumantes que parece uma vitrine onde os tabagistas ficam expostos feito animais. E esqueçam aquelas embalagens luxuosas dos cigarros de outrora. Quem quiser fumar vai ter que carregar fotos bem cruentas alertando sobre os riscos do tabaco.

Cada vez mais se observa a segregação e por que não dizer a ridicularização dos fumantes. Talvez eles se revoltem com isso e pensem em criar um movimento contra essa imagem pejorativa. Mas não terão o meu apoio. Pelo contrário: esse é um caso em que dou força para a discriminação total. Fumante tem que pagar mico, mesmo. Assim, não poderá se queixar de que está sendo impedido de satisfazer seu vício – desculpem, o seu prazer. Mas perderá aquele élan que antigamente se associava ao cigarro. Mas isso não deverá ser problema, ora! Afinal, não é por isso que as pessoas fumam, garantem os usuários. Ou é?

1 Comments:

Anonymous importância sexual causas e tratamento said...

obrigado pela informação sobre ó assunto me ajudou bastante obrigado pela informação sobre ó assunto

3:22 PM  

Postar um comentário

<< Home