sexta-feira, julho 15, 2005

Quando os homens não notam

Em um dos primeiríssimos textos deste blog eu fiz um comentário sobre meias de homens. E qualifiquei-as como “o paradoxo da indumentária masculina”, pois quanto melhor você as escolhe, menos notadas elas são. Se as pessoas repararem nas suas meias, é porque alguma coisa saiu errado. Pois bem: um recente comentário da Bruna sobre mulheres que cortam um centímetro de seus longos cabelos e os homens não notam me fez perceber que a lógica das meias também se estende para outros detalhes do visual, tanto em homens quanto mulheres. Pena que algumas mulheres não entendam.

Então a namorada renovou a pintura dos cabelos. Depilou meticulosamente cada pêlo das pernas. Colocou uma roupa diferente. Ai de mim se eu não notar! E nisso a língua portuguesa não me ajuda muito, pois podem-se confundir os significados de “desatento” e “desatencioso”. “Meu namorado não tem atenções comigo”. Eu posso achá-la linda, maravilhosa, deslumbrante, sensual, aquela pele lisinha e macia, e ela reclamar porque não notei que ela não nasceu assim, nem acorda desse jeito todos os dias: aquilo tudo foi o resultado de um cuidadoso banho de loja e instituto. E aquela mechinha a mais! Aquela mecha um pouco mais clara quarenta graus à direita! Como é possível que eu não tenha visto?

É preciso entender que algumas pessoas são mais observadoras e detalhistas do que outras. Nessa hora, permito-me argüir a lógica das meias. Se o cabelo estivesse feio, claro que eu notaria. Se as pernas estivessem ásperas, por depilar, isso chamaria a minha atenção. Se eu não gostasse da roupa, acho que a notaria a um quilômetro de distância. Aquilo que cai bem e combina com a pessoa nem sempre se sobressai. Apenas se mistura a um conjunto esteticamente harmônico e agradável aos olhos (ou ao toque).

Portanto, mulheres, peguem mais leve com seus homens. Parem de reclamar que eles só notam o que está ruim porque, até certo ponto, isso é normal. É melhor não notar nada do que fazer aquela cara de desaprovação e comentar: “Você pintou o cabelo!” Essa aparente distração não é descaso, nem desinteresse, nem falta de amor, muito menos invalida o investimento que vocês fazem periodicamente em roupas e institutos. O que importa é o conjunto.