sexta-feira, agosto 05, 2005

Resposta a um comentário

Antes de mais nada, quem ainda não leu o meu texto “O fim do sentimento”, publicado em 7 de abril, clique aqui para ler.

Leram? Muito bem.

Hoje apareceu o seguinte comentário, feito por uma visitante do blog:

“Tudo isso é muito bonito, mas como vais dizer a uma pessoa com quem estás há mais de sete anos: não te amo mais? Principalmente se sabes que ela te ama com todas as suas forças e já ameaçou várias vezes se matar se a deixares? Por vezes as coisas não são assim tão simples...”

Em primeiro lugar, cara leitora, se ainda não estiver fazendo terapia, recomendo que comece imediatamente. Pois nada que eu diga aqui terá mais valor do que um aconselhamento profissional. Feita a ressalva, entremos no assunto.

Em momento algum eu disse que era “simples”, muito menos “bonito”. Pelo contrário: o fim do sentimento é sempre muito triste. Deixa um vazio para quem não ama mais e uma dor muito forte em quem se sente rejeitado. Por mais tato que se use no momento de romper uma relação, não há como evitar o sofrimento que se causa.

Por outro lado, viver uma mentira é muito pior. Quanto tempo você acha que conseguirá segurar essa relação falsa? Talvez, até que apareça outra pessoa para arrebatar seu coração. Aí, você trocará a chance de terminar o relacionamento de uma forma honesta, sincera, pela crueldade de fazer seu par ter a amada “roubada” por outro.

Essa pessoa que “ama com todas as suas forças” já está sofrendo hoje. Agarra-se ao pote mesmo sabendo que já não encontra nele o mel de outros tempos. Sua presença forçada é um paliativo, um prêmio de consolação. O amor já acabou. Quanto tempo você acha que poderá suportar essa situação?

Quanto à chantagem emocional, dizem os psicólogos que quem ameaça, não cumpre. É apenas uma forma de pressão, uma tentativa desesperada de comover. Claro que o risco existe. Mas você não pode ser coagida a se manter numa situação que não lhe serve, nem ser responsabilizada por sua honestidade. A culpa é de quem faz.

Já ouvi muitas histórias de pessoas, especialmente mulheres, que se mantiveram numa relação sem amor por pena ou comodismo. Em todas elas, o final foi o mesmo: a separação, ainda que tardia. Pense nisso. Tudo de bom para você.

5 Comments:

Anonymous Aline Sorrentino said...

Adorei!

1:50 PM  
Blogger Emilio Pacheco said...

A você que postou uma mensagem pedindo ajuda, repito que não sou conselheiro sentimental. Mesmo assim, não lhe deixei sem resposta. Leia aqui:

http://emiliopacheco.blogspot.com/2011/05/dando-conselhos.html

11:26 AM  
Anonymous Anônimo said...

namorei 3 anos, e ele terminou a relaçao dizendo que o amigo disse que ele precisava se divertir..
Ja passou meio ano desde que nos separamos, ele diz gostar msm de mim, e vamos estando juntos por vezes..
Eu lutei, humilhei.. E pedi para voltarmos ele diz que por enquanto nao, mais la pra frente!!
Eu amo-o do msm jeito.. O que devo fazer??

4:29 AM  
Blogger Emilio Pacheco said...

Amiga, como eu disse, o título desse texto é "conselheiro sentimental" apenas como uma brincadeira. Posso até tentar ajudar como leigo, mas não sou profissional. Mesmo assim, parece evidente para mim que esse cara não lhe merece. Desculpe dizer isso. Quando a gente realmente GOSTA de alguém, faz questão de assumir essa pessoa. Pode até acontecer uma fase em que um dos dois sente vontade de terminar, depois repensa e decide voltar. Mas a situação dele está cômoda, ele tem a você quando quiser e continua livre para as outras. Esse negócio de "eu gosto de você, MAS...", pra mim, não cola. Nada de "mas". Quem gosta, aceita de volta, mesmo depois de um momento de crise. Sei que vai ser muito difícil para você, mas o conselho óbvio é que não se encontre mais com ele. Ou tudo, ou nada. E se ele não ceder, caia fora. Mesmo. Não se deixe usar, você não merece isso. Eu sei que você gosta dele, mas ficar sofrendo assim também não leva a nada.

Por fim, o conselho que eu sempre dou: faça terapia. É ótimo. Os conselhos de um terapeuta de verdade têm muito mais valor do que o de um blogueiro amador. Tudo de bom para você.

8:28 AM  
Blogger Emilio Pacheco said...

Mudei o título do tópico, para evitar mais confusões. Não me importo de dar conselhos, mas não sou a pessoa adequada para isso.

9:26 AM  

Postar um comentário

<< Home