quinta-feira, agosto 11, 2005

Dia do Pendura

Ah, sim, já ia esquecendo: hoje é Dia do Pendura (ou “Pindura”, como alguns preferem escrever, ainda que esteja totalmente errado), em que estudantes de Direito tradicionalmente deixam de pagar a conta em restaurantes. Lembro de uma vez em que fui com um amigo e minha (hoje ex) esposa jantar no Julius justamente numa noite de 11 de agosto. Havia um aviso de que estavam cobrando adiantado, mas não nos importamos, só queríamos comer, mesmo, sem pendurar. E, ao contrário do que dizia o cartaz, não nos cobraram adiantado. Só que, para desespero do garçom, meu amigo resolveu puxar assunto de Direito. Ficou falando de matérias de concursos, possíveis ramos para advogar, enfim, tudo o que pudesse levantar suspeita sobre nós. O garçom caminhava nervosamente de um lado para outro, mas não se afastava da nossa mesa. Deve ter dado um suspiro de alívio quando pagamos a conta.

Eu pendurei algumas vezes no meu tempo de estudante de Direito, mas hoje me arrependo. É uma brincadeira que não é bem aceita. Além disso, sempre ocorrem abusos. Mesmo os restaurantes que aparentemente “aceitam bem”, no fundo o fazem porque não têm opção. Fazer o quê? É difícil acabar com uma tradição que só traz vantagens para quem a mantém viva. Paciência.