segunda-feira, setembro 12, 2005

O melhor protesto é o boicote

De vez em quando recebo mensagens de amigos e colegas de grupos de discussão conclamando a entrar em outros fóruns e comunidades – do Orkut, por exemplo – para protestar contra o tema proposto. O alvo a combater tanto pode ser uma ideologia racista quanto algo tão bobo e trivial quanto “eu odeio os Bee Gees”. Entendo a revolta de quem sugere essas ações direcionadas. Infelizmente este é o lado ruim da democracia da Internet: aparece de tudo. Já vi coisas de arrepiar.

Mas, como disse um amigo meu com muita propriedade, “não se amplia a voz dos imbecis”. Para mim é claro que a melhor tática é boicotar esses sites com os quais não concordamos. A liberdade de expressão beneficia a todos e a estratégia de “invadir para avacalhar” só piora a situação. Em primeiro lugar, quem divulga idéias polêmicas já espera reações indignadas. Mensagens de desaprovação acabam fazendo efeito contrário, como tentar apagar fogo com gasolina. Em segundo lugar, participar ativamente de um grupo de discussão desses, mesmo para contestar, acaba prestigiando e dando ibope. Em sites como o Orkut, então, tem um agravante: para colocar mensagens em uma comunidade, você precisa se inscrever nela. Sempre que alguém examinar sua lista de comunidades, vai aparecer aquela na qual você se cadastrou somente para expressar sua discordância. Ficará implícito que você a apóia

Por fim, adianta reclamar? Se alguém criou uma comunidade com o nome de “Eu odeio os Bee Gees” é porque odeia mesmo e tem o direito de odiar. Reações enfurecidas serão descartadas como “típicas de fãs” e ainda serão motivo de deboche. Da mesma forma, o racismo é uma doença praticamente incurável. Os sites que pregam a discriminação têm que ficar falando sozinhos. Até acho que, quando um desses semeadores de discórdia aparece em comunidade alheia para atiçar os ânimos, merece uma resposta bem dada. Mas tem que ser escrita com embasamento e sem muita delonga. Contra-atacar de forma baixa e agressiva é fazer o jogo do inimigo.