terça-feira, setembro 13, 2005

Tema polêmico

Moacyr Scliar, em sua coluna de hoje em Zero Hora, intitulada "Droga: permitir ou reprimir?", faz a seguinte observação: "Além dos numerosos efeitos sobre psiquismo e sistema nervoso, a maconha pode representar o primeiro passo para uma dependência química que incluirá outras drogas". Concordo. Mas sempre achei que isso ocorresse porque, quem vende maconha, oferece drogas mais pesadas, também. Por isso, não sei se esse argumento é válido para defender a proibição. Será que, trazendo a maconha para o lado de cá do muro que separa o legal do ilegal, ela não deixaria de ser isca para o consumo de outras substâncias mais perigosas como cocaína ou crack? É apenas um questionamento, não estou afirmando nada conclusivamente.

Sou contra, radicalmente contra, o uso de drogas. Quem me conhece sabe disso. Mas cansei de tapar o sol com peneira. Acho que esse é um problema que precisa ser combatido de forma realista.

Em tempo: Scliar é a favor da descriminalização do uso, mas entende que "tem sentido, sim, reprimir a ação das pessoas que se beneficiam da desgraça dos outros". E conclui: "Não é uma alternativa eficaz, mas enquanto não surgir outra, é a melhor de que dispomos".