sexta-feira, outubro 14, 2005

Séries de TV em DVD

Essa febre de lançar séries de TV completas em DVD vai me levar à falência. Ou não, já que tenho resistido bravamente às tentações (não se tem muita opção quando o dinheiro acaba). Mesmo assim, de "Perdidos no Espaço" eu comprei as três temporadas. De "Os Flintstones", por enquanto, só a primeira. Ainda quero comprar "Corrida Maluca", que saiu toda numa só caixa.

Em princípio, o público-alvo desses lançamentos são os telespectadores originais, que curtem rever suas séries preferidas no conforto do lar. Mas o que eu acho mais fascinante é a chance de assistir a uma série completa que por algum motivo deixei de ver na época em que passou. Não gosto de nada que me obrigue a "bater ponto" em horários regulares na frente de uma tela de TV. Menos ainda de histórias que "continuam no próximo capítulo" (ou, como disse o filho de um colega, do tipo "tobé continuédi"). Mas a possibilidade de ter uma coleção inteira de episódios para ser vista a qualquer hora, sem comerciais, com a certeza de que está tudo ali, é algo fabuloso. E, para quem gosta de praticar inglês, existe a opção de ouvir o áudio original, com ou sem legendas. Pena que custe tão caro.

Outro problema é achar tempo para ver tudo. Meu sonho é ter um espaço em casa onde eu possa reunir amigos e aficcionados para sessões de vídeo, com direito a pipoca e refrigerantes. Aí, sim, eu poderia agendar verdadeiras maratonas para assistir a séries de TV completas de uma forma divertida e não como pretexto para me isolar do mundo. Eu gosto de séries de TV. As histórias são curtas, dinâmicas e fáceis, sem grandes devaneios estilísticos.

A maioria das séries que hoje sai em DVD eu não acompanhei quando passou na TV. Apenas via de relance. Se tivesse dinheiro sobrando, compraria várias delas: "Kung Fu", "Mulher Maravilha", "Smallville", "Dallas", "Jornada nas Estrelas" e, claro, os incríveis desenhos animados da Hanna-Barbera Collection, como Jetsons, Jonny Quest, Manda-Chuva e os já citados Flintstones (as temporadas que faltam) e Corrida Maluca. Dispensaria o Scooby-Doo, que não é minha praia. Também não faço questão dos Simpsons nem das novas gerações de "Jornada nas Estrelas". Ou de "Seinfield", "Friends" e outras produções mais recentes.

Existem ainda DVDs de séries que saíram nos Estados Unidos, mas não no Brasil: Super-Homem, Monkees e Muppet Show, por exemplo. Mas tem uma série que continua inédita em qualquer formato de vídeo. Eu e milhares de fãs no mundo inteiro aguardamos ansiosamente o seu lançamento: o Batman de 1966/67. Essa, quando chegar, acho que não vou ter paciência de esperar o lançamento brasileiro. Fico todo endividado, mas compro importada, mesmo. Depois vou querer a edição brasileira também, por causa da dublagem histórica.

Para contornar o problema do preço, algumas séries estão sendo lançadas com as temporadas "quebradas" em edições menores. É uma boa opção, pois os capítulos estão completos e a gente só compra os demais volumes se quiser. Em geral o enredo de cada episódio tem desfecho, não dependendo de continuidade. No caso, a primeira temporada da série "Dallas" está completa em dois DVDs por menos de 40 reais. Mas se eu olhar e gostar, terei que pagar 150 pelo pacote da segunda temporada. Espertas essas empresas de vídeo.

Pensando bem, o Século XXI está sendo tudo o que disseram que seria. Ou quase. Nos engarrafamentos eu até sinto falta de roupas voadoras e veículos aéreos para tráfego urbano. Pistola a laser eu dispenso, mas a caneta (que existe) eu até poderia usar no supermercado, para mostrar através do vidro qual o pedaço de carne que eu quero.