sexta-feira, novembro 11, 2005

Burrices do Orkut

Resolvi fazer uma lista das 10 formas mais burras de se usar o Orkut. Sem ordem de importância:

1 – Criar comunidades redundantes. Já existe uma comunidade sobre o tema, mas o sujeito cria outra. E ainda entra nas mais antigas para anunciar e dizer “entrem lá também”. Qual o sentido? Dispersar a turma? Competir? Querer ser melhor moderador do que os outros? Poder dizer pra namorada que é dono de comunidade?

2 – Criar comunidades sem conhecer minimamente o assunto. Pior é quando já aparecem erros no texto de apresentação.

3 – Tópico tipo “defina com uma palavra”. Lindo. Profundo. Eterno. Arrasador. Maravilhoso. Fantástico. Inútil. Desperdício. A troca de informações que se opera numa discussão assim é tão enriquecedora quanto a leitura de um dicionário ortográfico.

4 – Tópico tipo “o que você daria para a pessoa acima?" Um espelho para ela se enxergar. Um pára-quedas para ela cair na real. Luvas para ela se tocar. Um baralho para ela ficar jogando paciência e ter mais o que fazer.

5 – Tópico tipo “jogo do ou” ou assemelhados. Tira um. Põe outro. Batalha das músicas. Que coisa mais primária!

6 – Não seguir as regras da comunidade e ainda se enfurecer com a reação que provoca. Isso não acontece só na comunidade do Luis Fernando Verissimo, em que os textos falsos estão proibidos e listados e volta e meia aparece alguém para postar o “Quase”. Também em “Tradutores/Intérpretes –BR” está explícito na apresentação que a comunidade não é para solicitar traduções gratuitas, por menores que sejam. Mas a turma insiste. Um sujeitinho se magoou feito criança mimada e foi fazer queixa numa comunidade rival sobre a “comunidade que não ajuda quem precisa”. Resultado: suas duas mensagens – uma reclamando, outra repetindo a consulta – estão lá sem resposta, pagando mico.

7 – "Comunidades relacionadas" que não têm nada a ver. Tem gente que não entende que aquele campo serve para indicar comunidades relacionadas ao tema, não às preferências pessoais do moderador. É mais ou menos como criar uma comunidade sobre poemas de amor e colocar um link para a do Grêmio ou do Internacional.

8 – Escrever de forma infantil. “Esse kra tá com inveja pq a Banda Tal é a maior do mundo, naum tem comparação, para de tc bobagens, a Banda Tal é d+, naum tem pra ninguém, BANDA TAL RULES”. Ou então partir pra baixaria, mesmo. O QI de gente assim é algo impressionante.

9 – Postar fotos de todo o mundo mais os cães, gatos, peixes e periquitos no álbum pessoal, mas nenhuma da própria pessoa.

10 – Criar uma comunidade mas não cumprir corretamente o papel de moderador. Ou não fazendo nada, deixando a baixaria rolar solta e tolerando textos falsos nas comunidades de escritores, ou deletando mensagens por critérios autoritários, apenas por não concordar com a opinião de quem postou.