terça-feira, dezembro 27, 2005

A verdadeira autora

Mesmo sabendo que o tema não é do agrado de todos, este blog continuará na luta pela divulgação dos verdadeiros autores de textos que circulam pela Internet com assinatura falsa. E acabo de confirmar que o texto que todos conhecem com o nome de "Deficiências" é mesmo da "Professora Renata", tendo sido publicado originalmente no site da Escola Flor Amarela. Leiam-no na íntegra aqui. A parte final, como muitos de vocês identificarão, costuma ser divulgada como sendo um poema de Mario Quintana. Que não é do poeta gaúcho eu já sabia, mas queria verificar se a a professora Renata era a autora e saber o seu nome completo. Pois hoje recebi o seguinte e-mail:

Há meses recebi um e-mail dizendo que circulava na internet o texto que escrevi como sendo de autoria de Mario Quintana. Não levei a sério. Para falar a verdade, me senti até honrada. Porém, quando o Senado Federal lançou o Dia Nacional de Valorização da Pessoa com Deficiência e colocou o texto no folder de divulgação, fiquei preocupada e escrevi uma mensagem para o Senador Flávio Arns, pedindo que esclarecesse a autoria. Mas, como não obtive resposta, dei o caso por encerrado.

Não sei como podem ter atribuído algo tão amador ao grande Mario Quintana. Como o texto foi escrito no final de 1990 e Mario Quintana ainda era vivo, não posso nem ter psicografado. De qualquer modo, gostaria que divulgassem que é, sim, de minha autoria o texto atribuído ao Quintana.

Obrigada e que 2006 seja um ano repleto de paz.

Abraços,

Renata Villela

Renata, o fato de seu texto não ser o estilo do Quintana não significa que não seja bonito e verdadeiro. Eu tenho um filho autista e entendo bem cada palavra que você escreveu. E agora que sabemos a verdadeira autora, os elogios ao texto se estendem ao belo trabalho que você realiza na Escola Flor Amarela. Um ótimo Ano Novo para você também e muita força para prosseguir nesse ofício de amor por crianças tão especiais.