sexta-feira, janeiro 13, 2006

Contestações e divagações

Pensando bem, não existe nenhuma afirmação que não possa ser contestada. Procurando, sempre se encontra um argumento em contrário. E existem pessoas que parecem ter um hábito, quase um prazer, de contestar tudo o que você disser. Se você diz que a terra é redonda, ele diz: "Não, a terra é esférica." Se você diz que a terra é esférica ele diz "não, a terra é na verdade oval". No fim, você sempre passa por ignorante.

Já encontrei muita gente assim. Houve uma época em que eu pensei em fazer vestibular para Publicidade. Acabei optando por Jornalismo e comentei com um amigo que minha escolha era porque a imprensa "lida com a verdade". Pouco depois ele disse: "Não é bem assim, você tem que publicar o que for aprovado pelo dono do jornal". Ah, os preciosistas! Mas nada é mais garantido para atiçar o "contestador" que existe em todos nós do que fazer qualquer comentário remotamente depreciativo sobre algo que nos seja importante. Aí, o instinto de defesa fala mais alto.

Experimente dizer, por exemplo, àquele seu amigo que está cursando ou se formou numa faculdade menos disputada que o vestibular dele foi mais fácil. "Não foi, não, estava bem concorrido e a prova foi muito difícil!" Pior é se você der a entender que as outras faculdades são melhores ou mais conceituadas. "Ah, que saco, não agüento mais ouvir dizer que só a PUC e a UFRGS são faculdades boas. A minha é ótima, tem professores excelentes, forma bons profissionais e blá blá blá..." Já trabalhei numa agência bancária que era relativamente pequena. Mas ai de alguém se ousasse dizer que tínhamos pouco serviço!

No filme "Fama" há uma seqüência de imagens que é bem ilustrativa: cada professor aparece dizendo que a sua disciplina é a mais difícil do curso. E assim, cada um tem a sua verdade. Eu às vezes me incomodo na Internet por querer pelo menos expor a minha. Mas não deixo barato se vejo alguém distorcendo opiniões ou tendo reações furiosas em cima de interpretações totalmente equivocadas. No fundo, acho que o meu problema é um só: eu não tenho paciência com burrice.


Comecei num assunto e acabei passeando por outros. Está quente hoje, né?