segunda-feira, janeiro 30, 2006

Mundo pequeno

Eu adoro um bom churrasco. Não sou exímio churrasqueiro, mas sei escolher a dedo uma boa picanha, daquelas que é impossível assar mal. Ela praticamente se faz sozinha. Gosto também de costela (de porco e de gado), vazio e lombinho de porco. Salsichão, coração de galinha, tudo vem bem. Freqüento churrascarias com muito gosto.

Mas, para mim, nada se compara aos estabelecimentos que vendem churrasco pronto. Porque ali não existe a loteria de você fazer um pedido e nunca ter certeza se virá como você queria. Nem o risco de estragar uma carne linda errando no cozimento. Está tudo à mostra, prontinho, para você escolher exatamente o que vai levar. Como se diz em inglês, what you see is what you get – o que você vê é o que você recebe. Já morei perto de uma churrascaria assim.* Atualmente, não existe nenhuma próxima da minha casa.

Mas, no bairro da minha namorada, há dois lugares vendendo churrasco pronto. Um deles é o meu preferido. Já fui lá com ela diversas vezes. É comum eu acabar comprando mais do que o necessário só pela beleza da carne que está assando. E o sabor não decepcionou.

Pois neste fim-de-semana minha namorada me contou: "Sabe aquela churrascaria em que a gente compra carne pronta? Um dos donos era brigadiano e foi assassinado. Entraram dois caras lá e atiraram nele." E hoje está no jornal a notícia. Iuri (o mesmo nome do meu filho) Merlini Martins tinha 26 anos, era soldado da Brigada, casado, com uma filha de seis anos. Cursava o 6º semestre de Direito. Segundo a reportagem, era um soldado dedicado, correto, responsável por 26 das 28 prisões do 20º Batalhão. Vinha recebendo ameaças e já havia sofrido um atentado em 2004. Pela foto, tenho uma vaga lembrança de já ter sido atendido por ele, mas pode ser também a semelhança de sua fisionomia com a de sua irmã.

Mundo pequeno. E perigoso.


*P.S.: Agora lembrei que, na churrascaria e casa de carnes que ficava perto da minha antiga casa, o dono também foi morto com um tiro, só que num assalto. Que mórbida coincidência!