domingo, janeiro 08, 2006

Reencontro histórico

Da esquerda para a direita: Paulo Brody, Emílio Pacheco e Luiz Bonow. Se eu quisesse, teria como pesquisar a data exata em que conheci cada um deles, mas agora estou com preguiça. O Bonow eu conheci em 1978, no tempo em que eu era rádio-amador PX. Aos 17 anos, eu tinha voz de adulto e visual de criança, então uma brincadeira recorrente de quem já me conhecia era me descrever bem diferente do que eu era. Quando o Bonow me enxergou, num dia em que fomos todos ao cinema, deve ter levado uma hora para desfazer a expressão de surpresa.

O Paulo eu conheci em 1980, no grupo de conversação "Getting Together", do Cultural. No início não fomos muito com a cara um do outro, mas logo descobrimos que tínhamos paixões em comum além de inglês: música e histórias em quadrinhos. Ele foi o meu primeiro "amigo musical", por assim dizer, com quem pude trocar informações sobre rock em igualdade de condições. O Bonow e o Paulo se conheceram no meu aniversário de 20 anos, em 12 de dezembro de 1980. Aliás, na minha adolescência eu tinha o dom de aproximar amigos e criar turmas. Isso aconteceu mais de uma vez e geralmente era "sacramentado" no meu aniversário. E eu conseguia fazer isso sem assumir a liderança dos grupos, apenas colocava o pessoal em contato. Bons tempos.

Bonow está morando em Curitiba, apareceu apenas para rever os amigos. Paulo continua em Porto Alegre.