quarta-feira, janeiro 25, 2006

Reprovação premiada

Eu e meus pais tivemos algumas desavenças e, no caso do meu pai, questões mal resolvidas. Mas um aspecto em que eles eram sensacionais era na tranqüilidade que me transmitiam para fazer vestibular. Eu não me sentia pressionado. Se não passasse, tudo bem, melhor sorte da próxima vez. Eles tinham consciência de que a competição era acirrada e a maioria seria reprovada, mesmo. Lembro de um amigo que entrava em desespero porque não contava com a compreensão dos pais. Não é que eles exigissem a sua aprovação, mas ficavam inconformados com o nervosismo dele na hora de responder as questões. Isso, claro, realimentava a sua angústia ainda mais.

Por outro lado, se eu não passasse, a postura deles era de compreensão, mas com firmeza. Não, deu, tudo bem, mas trate de se esforçar para conseguir melhor resultado na próxima tentativa. Lembrei disso porque hoje, na Zero Hora, há uma matéria sobre "o que fazer se for reprovado no vestibular". A sugestão é: passar uma temporada no exterior. "Quem busca um país com praia e clima ameno, por exemplo, pode optar pela Austrália. Amantes de esportes radicais encontram na Nova Zelândia um roteiro perfeito." Está lá, no caderno "Vestibular", para quem quiser ler. Tem até entrevista com uma candidata que, coitadinha, foi reprovada em Arquitetura e Urbanismo. Enquanto os aprovados terão que correr atrás de matrícula, livros, enfrentar os trotes, encarar as aulas, estudar, ralar, ela, pobrezinha, "vai passar uma temporada em Londres, aperfeiçoando o inglês, fazendo amigos e repensando suas escolhas."

Eu só imagino o que aconteceria se todos os reprovados no vestibular resolvessem seguir a sugestão da Zero Hora. Mas não é nem isso que me deixa indignado. Se você, ainda jovem, sem compromisso, sustentado pelos pais, pudesse escolher entre ingressar na Faculdade e passar uma temporada no exterior, o que preferiria? Depois os pais reclamam que seus filhos não estão preocupados em estudar ou construir seu futuro (como já comentei aqui). Se querem mimar seus filhos, tudo bem. Mas um caderno especializado de um jornal apresentar essa indicação aos reprovados é algo no mínimo curioso. Quem ler vai pensar que os vestibulandos de Porto Alegre vêm todos de famílias abastadas.

Que temporada no exterior, que nada! Reprovado no vestibular tem que arregaçar as mangas e voltar pros livros! E agradecer do fundo da alma se os pais ainda se dispuserem a pagar mais um ano de cursinho! Ora essa! Estão achando que isso aqui é primeiro mundo? Vão estudar! Vão fazer por merecer o investimento da família! Temporada no exterior... Era só o que faltava! A moça que passou em primeiro lugar na Medicina ganhou uma viagem à Bahia e ficou feliz da vida! Exterior uma ova! Filhinho de papai tem mais é que ralar para conquistar o seu lugar no ônibus superlotado que vai pra faculdade!