quinta-feira, fevereiro 09, 2006

Choque de gerações

Há muitos anos, num chat, contei uma piada e ninguém entendeu. Tentei explicar. Continuaram não entendendo. Lá pelas tantas, caiu a ficha: ninguém sabia quem era Jota Silvestre. Sem esse conhecimento, a piada não tinha graça, mesmo.

A gente percebe que está ficando velho quando as gerações mais jovens não entendem certas referências. Nélson Motta conta um episódio curioso em seu livro "Noites Tropicais". Na cobertura do primeiro Rock in Rio, ele teria dito: "E agora, como dizia Jair de Taumaturgo, tira o tapete da sala que hoje é dia de rock!" O Boni, da Globo, pediu para falar com ele imediatamente. Pegou o microfone relevante e Nélson ouviu sua voz gritando nos fones de ouvido: "Jair de Taumaturgo a puta que o pariu!" Descontroles à parte, ele estava certo. Qual o jovem que em 1985 haveria de conhecer o nome de um lendário radialista carioca do começo dos anos 60?

Lembrei de tudo isso em razão da charge de Iotti na Zero Hora de hoje:

Vai ter muita gurizada perguntando pros pais quem é aquele sujeitinho da caricatura. É o Amigo da Onça, antológico personagem do chargista Péricles. Ele aparecia na revista O Cruzeiro. A publicação era dos Diários Associados, de Assis Chateubriand. O mesmo da TV Piratini Canal 5.

Não entenderam?