sábado, fevereiro 18, 2006

Moderação com moderação

Há algum tempo, encontrei na Internet a foto de uma edição estrangeira do compacto "Je T'Aime, Moi Non Plus" em que Jane Birkin aparecia nua. Quando essa música começou a ser discutida num fórum de colecionadores, postei a imagem, para deleite dos demais (todos homens). No dia seguinte, ela havia sido removida por um dos moderadores. Fui ver as regras do site e lá estava: proibido nudez. Tudo bem. Num misto de protesto e brincadeira, postei novamente a foto com uma enorme tarja de "censurado" sobre a, digamos, parte ofensiva. Eu me pergunto se o procedimento teria sido o mesmo se eu colocasse a polêmica capa de "Two Virgins", de John e Yoko, que tanto escândalo causou em 1969.

Nesse caso, embora eu tenha me sentido tolhido, até acho que a atitude foi justificável. Mas a verdade é que alguns moderadores da Internet pensam que, se não derem uma censuradinha básica de vez em quando, não estarão mostrando serviço. A função lhes sobe à cabeça e eles passam a achar que é obrigação deles encontrar algo para vetar de tempos em tempos. Soube de um que configurou o grupo de discussão para que nenhuma mensagem entrasse sem a sua aprovação. Além de deixá-las retidas por quase uma semana, ele ainda ficava em dúvida diante de conteúdos perfeitamente normais. "E agora, será que autorizo esta mensagem ou não?"

A função do moderador de uma comunidade, fórum ou grupo de discussão é agir somente em último caso. Um moderador pode perfeitamente passar todo o seu mandato sem uma única intervenção. Aliás, essa seria a situação ideal, ou seja, que não ocorresse nenhuma transgressão. Infelizmente, nem todos têm essa visão. Começam a achar lícito usar a prerrogativa da censura por critérios pessoais. Alguém falou mal do seu ídolo? Criticou seu disco preferido? Contestou um ponto-de-vista com o qual ele concorda? A mensagem simplesmente não entra. E o moderador ainda acha que fez bem e se sente orgulhoso de seu desempenho participativo.

É verdade que algumas listas de discussão têm regras um tanto rígidas. Já participei de uma em que eu era obrigado a encerrar minhas mensagens dando meu nome, cidade e país. Se eu não observasse essa norma, imediatamente chegava uma advertência de violação em letras maiúsculas. Que gente folgada deve ser essa que consegue ler diariamente todas os e-mails de um grupo de discussão bastante concorrido e alertar um por um quem esquece algo tão importante quanto escrever "Porto Alegre, Brasil" ao final de um texto.

A meu ver, naquele fórum onde tive uma foto censurada, os moderadores estão começando a abusar um pouco. Recentemente um tópico sobre "o que faz você odiar uma música" descambou para a troca de ironias e um dos moderadores o encerrou, desabilitando a postagem de respostas. É uma atitude discutível. Não existe receita de bolo, mas o moderador só deveria entrar em cena quando a conversa partisse para a baixaria. Ou em casos específicos que a gente conhece tão bem, como o de quem entra numa comunidade somente para provocar baderna. Fora isso, é preciso maturidade para entender que um bom moderador deve honrar o seu título e agir com moderação. Simples assim.