terça-feira, abril 25, 2006

Historinha do Cascalho

Para quem viveu em Porto Alegre nos anos 70, o radialista Antônio Carlos Contursi será sempre o Cascalho da Rádio Continental, que apresentava o "Cascalho Time" às seis da tarde e promovia o "Baile dos Magrinhos". Foi o Cascalho quem criou a gíria "magrinho", que fazia com que até os gaúchos gordinhos fossem chamados de "magrinho" pra cá e "magro" pra lá nos anos 70. Aqui vocês lêem uma entrevista do Cascalho para o projeto Vozes do Rádio, da FAMECOS/PUC-RS. Mas legal mesmo é a historinha que apareceu no Orkut. Quem conta é o Orkuteiro Auber:

"O Radiopatrulha, da Band AM, era um programa de muita movimentação de repórteres e tinha várias matérias de Polícia. Certa vez, o Cascalho foi entrevistar o comandante geral da Brigada Militar, o coronel Nelson PAFIADACHE. O diálogo foi mais ou menos assim:

Cascalho - Estamos na linha com o comandante geral da Brigada Militar, coronel Nelson PADAFACHE! Boa noite, coronel!

CEL - Boa noite, mas é PAFIADACHE.

Cascalho - Ok, desculpe. Então, coronel PAFIDACHE...

CEL - PAFIADACHE, meu amigo!

Cascalho - Certo, agora sim, coronel PAIADACHE!

CEL - PAFIADACHE!!!

Cascalho - Ahnn, certo, comandante NELSON!

E aí seguiu a entrevista, com o Cascalho falando 'comandante Nelson' prá cá, 'comandante Nelson' prá lá, até que chegou a hora de encerrar:

Cascalho - Muito obrigado, coronel PADAFI, pela entrevista.

CEL - PA-FI-A-DA-CHE!!! Coronel PAFIADACHE!!!

Cascalho - Ok, obrigado e um abraço, comandante!

Em seguida, veio o intervalo comercial. No retorno, tri-constrangido, o Cascalho pediu desculpas aos ouvintes por ter pronunciado o nome do comandante da BM de maneira errada. Disse ele:

- O nome correto do coronel é Nelson PADACHI!

E o programa continuou..."

Valeu, Auber. Essa historinha fica preservada para a posteridade.