sábado, maio 13, 2006

Dia das Mães

Eu tenho dificuldade de transmitir com palavras o que sinto em relação à minha mãe. A expressão que melhor define o meu sentimento é: missão cumprida. Quando ela se foi, claro que eu sofri muito. Mas também senti muita gratidão por ter tido a mãe que eu tive. Ela teve tempo de me ensinar tudo o que devia e me preparar para a vida, inclusive para o momento em que eu não a teria mais. Quantas vezes ela me falou: "Eu não sou eterna. Tu és o que vais nos ter menos tempo." Depois ela se dava conta do que tinha dito e tentava remendar. Mas claro que eu entendia: de todos os filhos, eu a perderia mais jovem. Ela só falhou em me encher de mordomias, com medo de que eu saísse de casa. Com isso, tornei-me um adulto absurdamente desorganizado, já que na minha casa as coisas iam para o lugar "automaticamente". Mas não sinto um vazio pela ida dela. Foi como se em algum momento de sua vida ela tivesse me passado um bastão e dito: este é o amor que eu sinto por ti. Vai ficar contigo. Os ensinamentos eu já te transmiti. Então eu sinto a minha mãe viva dentro de mim.

Eu gostaria que todos tivessem uma mãe como eu tive. Mas principalmente que, quando a perdessem, tivessem a mesma sensação de "missão cumprida" que ela me deixou. Eu sei que nem sempre é fácil. Existem as partidas prematuras, inesperadas, fortuitas. Mas também há pessoas que têm mais dificuldade de lidar com essa situação. Nossa família sempre acreditou em vida após a vida. Lembro quando, ainda criança, soube de um parente que estava desenganado. Fiquei imaginando o horror que deve ter sido para os filhos. Pois nós sabíamos que a hora da nossa mãe estava chegando e, mesmo assim, a cada dia em que podíamos estar com ela, ficávamos felizes, ríamos, curtíamos a presença dela. Talvez, alimentando uma esperança de que ainda não fosse daquela vez. Mas estávamos preparados. Ela foi em paz.

Se você não tem mais sua mãe por perto, não fique deprimido neste Dia das Mães. Reze por ela. Agradeça pela mãe que teve. Sorria ao lembrar dos bons momentos. Cumprimente as outras mães que aqui estão, também desempenhando as suas tarefas. A vida é assim, um encadeamento de gerações e missões. Feliz Dia das Mães! De todas as mães, do céu e da terra!