segunda-feira, maio 08, 2006

O moderador fantasma

A principal motivação para a criação da comunidade "O verdadeiro Mario Quintana" no Orkut foi a omissão dos moderadores nas que já existiam antes. Uma em especial chega a ter 78 mil membros, mas o moderador nunca toma qualquer atitude. Eu já havia lhe enviado uma mensagem, mas não tive resposta. Um dia, examinando com calma o seu mural, vi que integrantes de diversas outras comunidades lhe faziam apelos idênticos para que tomasse providências com urgência, pois um caos semelhante imperava em outros grupos sob seu comando. Alguns pediam para que lhes transmitisse a moderação, já que ele estava omisso. Havia até boatos de que ele havia morrido, o que não seria de se duvidar. Mas também li que ele seria um hacker se apoderando de comunidades alheias.

Hoje, com mais tempo, resolvi examinar melhor a situação. Decidi verificar a
lista de comunidades do sujeito em questão. Para a minha surpresa, ele é registrado em 78 comunidades e é o moderador de quase todas! A quantidade até não seria de impressionar, já que vigora no Orkut uma competição boba de números: quem tem mais amigos, quem está inscrito em mais comunidades, que grupo ou cantor tem mais comunidades dedicada a ele, que comunidade tem mais membros e assim por diante. Sem contar a mania de alguns de criar comunidades redundantes só pela vaidade de serem moderadores. Mas, no caso em exame, as comunidades moderadas pelo internauta misterioso são tão diversas e incongruentes entre si que a hipótese de invasão se torna bem plausível. Por mais criativo que se seja, a gente sempre deixa uma marca pessoal em tudo o que escreve. Pois as comunidades do moderador fantasma com certeza não foram criadas pela mesma pessoa. Como elas foram parar todas sob a mesma direção é que é realmente intrigante. Talvez ele tenha feito uma pesquisa em comunidades abandonadas. Não sei se ainda funciona assim, mas antes, se alguém saía do Orkut, as comunidades do desertor ficavam com a moderação em aberto para quem quisesse assumir. E esse oportunista tomou conta de mais de 70. Vejam algumas:

Na Cama com Enéas
Rijksuniversiteit Groningen - Universidade de Groningen, na Holanda.
Grêmio
Internacional – Sim, ele é moderador de comunidades rivais. E recebe mensagens dos dois lados dizendo "você que é gremista, por favor, expulse aqueles colorados lá da comunidade" ou o mesmo pedido com os papéis invertidos.
Dashboard Confessional – Com apresentação em inglês.
Cine – "Comunidad del cine en castellano."
Nihongo De Kakitaiyone – Com apresentação em japonês, suponho. Não tenho a mínima idéia do que se trata.
Amateur Porn – Com apresentação em espanhol.
Gramado e Canela - RS – Com um belo e romântico texto de apresentação sobre as duas cidades turísticas mais famosas do Rio Grande do Sul.
Chimarrão – Com apresentação em inglês e links para sites na Internet sobre o assunto.
Barcelona fans wanted!!! – Sobre a cidade de Barcelona, com apresentação em inglês.
Santa Claus – Começa com a citação do nome do Papai Noel em diversos idiomas, mas não em português. Não é estranho para quem comanda tantas comunidades sobre temas brasileiros?
Cordel do Fogo Encantado – "Para os que apreciam a excelente banda de Arcoverde. Música tradicional do sertão misturada com Toré indígena, Reisado, Coco, embolada, tudo com uma percussão de arrepiar."
Death Metal

Em todas as comunidades visitadas por amostragem, somente em uma apareceu um sinal evidente de atividade de hacker: um
título chulo que nada tinha a ver com o tema, que era o grupo Los Hermanos. Nas mensagens mais antigas apareciam várias reclamações pela troca de nome e foto, com o antigo moderador (agora aparecendo como anônimo, o que mostra claramente que saiu do Orkut) acusando o fato e se declarando de mãos amarradas para solucionar o problema. Com sua desistência, a comunidade acabou indo parar na lista do colecionador de órfãs.

Então não resta dúvida: esse sujeitinho realmente fez um arrastão de comunidades. Ninguém seria tão culto e multifacetado para moderar mais de 70 assuntos tão heterogêneos. Agora tem que haver alguma forma de afastar esse invasor virtual. É um desperdício que exista uma comunidade de Mario Quintana com 78 mil inscritos abandonada à própria sorte. Fora as outras de que ele se apoderou. Todos os dias, internautas de boa fé se inscrevem em comunidades sob seu comando, acreditando que estão em boas mãos. Fiz a minha parte: denunciei-o ao Orkut. De resto, toda a ajuda é bem-vinda.