quarta-feira, junho 28, 2006

A Copa na Internet

Eu já disse mil vezes que sou apaixonado pela Internet e pela revolução que ela trouxe às comunicações. Mesmo com os efeitos colaterais – textos apócrifos e notícias falsas sendo repassadas sem o menor critério – a rede nos deu a tão anunciada "aldeia global" que a televisão apenas simulou. E uma das novidades da era da Internet é justamente poder comentar a Copa do Mundo com torcedores de outros países. Isso já foi feito na Copa de 98 e 2002 e está acontecendo agora de novo.

Na Copa anterior o assunto surgiu por acaso em um fórum de fãs de David Bowie. Vários países eram citados como possíveis candidatos ao título, mas ninguém lembrava do Brasil. Aí, como quem não quer nada, depois que a discussão já tinha avançado bastante, alguém perguntou: "E o Brasil, como se sairá nesta Copa?" Fiquei na minha.

A disputa começou. Parecia implicância: na véspera de cada jogo, os palpites eram sempre contra o Brasil. Mas continuei discreto em minhas participações. Tinha um plano em mente. E quando o Brasil chegou à final, decidi não esperar: postei uma mensagem com uma retrospectiva desde o começo de tudo o que havia sido dito e previsto sobre aquela Copa naquele fórum. Mostrei o quanto o Brasil estava desacreditado, o quanto os palpites todos tinham sido furados e que havíamos superado os obstáculos. Podíamos até perder, mas tínhamos vencido todos os adversários até então. E fomos campeões. Um dos que havia postado os comentários originais reconheceu com espírito esportivo as suas falhas de avaliação.

Agora os debates internacionais via Internet voltaram com toda a força. Os estrangeiros não acreditam que o Brasil consiga vencer a França. Alguns dizem descaradamente que vão torcer contra nós.

Então tá.