sábado, julho 15, 2006

Hallai-Hallai



Um dos grupos mais geniais surgidos no movimento musical gaúcho do programa de "Mr. Lee" (o radialista Júlio Fürst), que marcou época na saudosa Rádio Continental AM em 1975 e 1976, foi o Hallai-Hallai. A combinação de vozes e violas que eles faziam era simplesmente mágica. Uma das primeiras músicas deles que lembro de ter ouvido foi "Tributo aos Beatles", que ainda não era o melhor do grupo. Mas logo vieram "Cowboy", "Sou lá do Sul", "Rei" e uma intepretação linda, perfeita, de "Quando Viajar Pro Norte", de Fernando Ribeiro e Arnaldo Sisson. Em 1976 um espectador de outro estado que assistiu ao terceiro concerto "Vivendo a Vida de Lee" disse que eles tinham o melhor vocal do Brasil. No mesmo ano, o empresário e produtor Luiz Mocarzel, que já tinha levado Hermes Aquino para a Tapecar, veio novamente a Porto Alegre e anunciou a contratação de dois grupos: Hallai-Hallai e Inconsciente Coletivo. O que aconteceu depois não se sabe, mas o compacto do Inconsciente chegou a sair, enquanto nada mais se ouviu falar do disco do Hallai-Hallai.

Com o fim do programa de Mr. Lee, o movimento se dispersou e perdeu força. Muitos nomes daquela época sumiram ou deram um tempo. Assim, foi uma surpresa quando, em 1983, o Hallai-Hallai reapareceu com o clip de "Segurando o Vento" no segmento local do "Fantástico", que hoje não é mais produzido. Em seguida saiu esse compacto independente que aparece acima, gravado em 16 canais no estúdio da Isaec. Não é um mau disco, mas não chega nem perto do que o grupo fazia nos tempos de Mr. Lee. Já em 1986 surgiu a chance de lançar um LP pela 3M. Talvez para não serem confundidos com o Hanói-Hanói, encurtaram o nome para "Hallai". Mas foi um período da música brasileira em que o som acústico estava em baixa, substituído pela sonoridade pasteurizada dos teclados. E o Hallai acabou perdendo uma de suas características mais marcantes, que era as violas em destaque. A revista Bizz, numa citação rápida, comparou o grupo ao Roupa Nova. Nem mesmo a gravação de "Cowboy", clássico dos tempos de Mr. Lee, conseguiu recriar o velho clima. O Hallai não durou muito depois disso. Nem a 3M no Brasil como gravadora.

Separei mais alguns compactos raros para digitalizar e, de tempos em tempos, irei mostrá-los e comentá-los aqui.

9 Comments:

Blogger levi leal said...

Emílio, vc poderia fornecer informações sobre os músicos Milo (acordeom/teclado), Foguinho (bateria), Tony (bateria) e Sales (baixo) que chegaram a compor o Hallai-Hallai? Tipo: seus nomes reais, outros projetos musicais...

2:10 PM  
Blogger Emilio Pacheco said...

Posso tentar descobrir. Quando escrevi esse texto, nem sabia ao certo os nomes. O núcleo do grupo eram Necão Castilhos e Robson Azambuja. O Jorge Vargas entrou depois, na fase "Hallai". Esses nomes aí eu realmente não conheço Um blog bom de explorar é este aqui, do Necão:

http://hallai-hallai.blogspot.com/

1:50 AM  
Blogger levi leal said...

Nelson Castilhos, o Necão (violão/vocal), Paulo Zamarioti (violão/vocal), Robson de Azambuja (Cavalo Doido-violão/vocal), Tony (bateria) e Sales (baixo) foi a formação que Lançou o CS: “Segurando o Vento” / “Meu Lugar” /1983 – Tapecar, que teve as participações de Delano (bateria), Milo (teclado) e Jorge Vargas (baixo/vocal), sendo que Milo e Jorge já tinham sido membros fixos nos anos 70.

12:42 PM  
Blogger Emilio Pacheco said...

Uma vez o Jorge me contou como e quando entrou para o Hallai-Hallai, mas não lembro dos detalhes. Ele e o Necão devem saber que fim levaram esses outros integrantes.

10:54 PM  
Blogger Daniela said...

Boa tarde, Emilio e Levi!
Sou Daniela, filha mais velha do Milo e meu pai continua ativo e talentoso como sempre!
Vocês podem acompanhá-lo nos seguintes canais:
https://www.facebook.com/andre.milo.3781
https://www.youtube.com/channel/UCueF-iD_37o3pvTB3dzuu3g
Muito feliz em saber que ele é muito bem lembrado!

12:52 PM  
Blogger Emilio Pacheco said...

Obrigado pela informação, Daniela! Espero que o Levi a leia.

11:05 PM  
Blogger levi leal said...

Obrigado pela informação Daniela! E a vc também Emílio pela atenção.

6:42 PM  
Blogger Luis Freitas said...

Acredito que o compacto do Inconsciente Coletivo saiu pela Continental, junto com o do João Schu.

11:34 AM  
Blogger Emilio Pacheco said...

Não, Luis Freitas, foi pela Tapecar mesmo no final de 1976, acho que em novembro. Aqui aparece uma foto do disco autografado para mim:

https://emiliopacheco.blogspot.com/2012/05/inconsciente-coletivo-o-grupo.html

7:44 PM  

Postar um comentário

<< Home