segunda-feira, agosto 28, 2006

A revelação da profecia

Chegou o momento de revelar quem previu há 20 anos que o Inter seria Campeão Mundial em 2006. Na verdade foi apenas uma brincadeira. Mas nós, colorados, torcemos para que se torne realidade.

Em 1986 estreou na RBS TV o programa "RBS Revista", que ia ao ar todos os sábados às 13:30. Uma das atrações da primeira edição foi o humorista André Damasceno, que também fazia sua estréia na mídia (por isso está comemorando 20 anos de carreira em temporada de shows). André fez uma participação rápida mostrando seus dotes de imitador, encarnando personagens diversos como Lauro Quadros, Ruy Carlos Ostermann e Jânio Quadros. Já no programa seguinte ele voltou para mostrar "Paulo Sant'ana em três tempos" – no caso, passado, presente e futuro. A legenda dizia "Gravado em 1979", mas a data era apenas imaginária. A seguir, os dizeres "Gravado em 1986" correspondiam à realidade. Por fim, num exercício de futurologia, vemos uma imagem supostamente gravada em 2006, que seriam 20 anos depois. André imagina o gremista doente Paulo Sant'ana trocando de time para prestigiar o jogador "Renato Portaluppi Júnior", que teria sido contratado pelo Inter dois anos antes. Sant'ana era defensor incondicional de Renato Portaluppi, que o resto do Brasil conhece como Renato Gaúcho, mesmo quando o jogador sofria críticas severas da imprensa por sua indisciplina. Essa foi a inspiração para o texto de André. Mas dando asas à imaginação ele acabou, de certa forma, fazendo uma previsão que pode ou não se concretizar. Vejamos os "três tempos":



"O goleiro Remi levou nove gols em quatro partidas. Tive que telefonar pro matemático Oswald de Souza pra saber quantos gols esse goleiro leva por partida. Ele entrou no computador em linguagem Fortran e me disse: Sant'ana, teu goleiro tá levando 2,25 gols por partida. Tu tá me escutando Remi? Tá me escutando, Remi? Significa que cada partida tu leva 2,25 gols! Não dá mais pra te agüentar, Remi, tu tem que sair do futebol gaúcho, pelo amor de Deus..."


"Os colorado ainda tão me gozando que o Inter é três vezes campeão nacional e que o Grêmio é só uma vez campeão mundial. Estão querendo comparar. Pra esse tipo de pessoa só faço uma pergunta: que que vale mais a pena? Ser três vezes sargento ou ser uma vez coronel? Pelo amor de Deus..."



(Hino do Inter de fundo musical e cenas do filme "Tron" atrás do humorista.) "A dois anos atrás eu pedia desesperadamente pra direção do Grêmio contratar o Portaluppi Júnior. Não quiseram me escutar e eu resolvi tirar férias conjugais do Grêmio. E hoje o Internacional é Campeão do Mundo de 2006 com dois gols de Renato Portaluppi Júnior. Recebeu a nave espacial Toyota. E eu sou o único gaúcho com dois títulos mundiais: um pelo Inter e outro pelo Grêmio. Agora vou embora, pelo amor de Deus..."

Vinte anos se passaram. O futuro chegou. André Damasceno é hoje famoso em todo o Brasil como o Magro/Gaúcho do Bonfa. Renato não teve um filho com nome de Júnior. Paulo Sant'ana continua mais gremista do que nunca. Ainda não existe uma nave Toyota. Mas o Inter vai disputar pela primeira vez o título de Campeão Mundial. Essa previsão pelo menos tem chance de se concretizar. Vamos torcer.