quinta-feira, setembro 07, 2006

E-mail confuso

Este e-mail está circulando sob o título "Carroças em POA":

Sobre como votarão diante do projeto de lei referente ao FIM DAS CARROÇAS EM PORTO ALEGRE, mais TRÊS vereadores se manifestaram a favor do projeto. Agora, o placar é:

A favor 6 x 30 "silenciosos":

Vereador: Posição:

SEBASTIÃO MELO A favor
ADELI SELL A favor
JOÃO NEDEL A favor
MÔNICA LEAL A favor
CLAUDIO SEBENELO A favor
JOÃO ANTÔNIO DIB A favor

Outros 30 vereadores Ainda não se pronunciaram.

Enquanto isto, o jornalista Paulo Sant´ana voltou a escrever hoje (01/09/2006) em sua coluna na Zero Hora:

"Tudo invertido ... Já sei que vão pulular as cartas de velhos e velhas que dirão que são muito felizes na velhice, assim como pipocam as cartas de pessoas que se decepcionaram com a minha defesa dos carroceiros. Interessante, essas pessoas alegam que os carroceiros maltratam os animais, por isso as autoridades têm de acabar com o tráfego das carroças em Porto Alegre. Se os carroceiros maltratam os animais - e muitos deles os maltratam realmente - o que deve se fazer é tomar medidas para que acabem os maus-tratos dos animais. Mas espertamente as pessoas apelam para a proteção dos animais ao pretender acabar com a atividade dos carroceiros. Na verdade, a comoção adequada com os pobres animais esconde a incomodidade que as pessoas têm em conviver com as carroças no trânsito. Num trânsito louco como este em que todo mundo quer passar à frente dos outros e demonstra pressa incontida e perigosa para chegar antes não sei aonde, instala-se obviamente um ódio às carroças. Como não se pode acabar com os outros carros, então que se acabe com as carroças."

-------------------------------------------------

Aos protetores, voluntários e protetores da causa animal solicitamos que multipliquem esta mensagem aos seus amigos, para que como eleitores cobrem de seus parlamentares sua posição quanto ao projeto de lei do FIM DAS CARROÇAS em Porto Alegre.

Seguem-se os endereços de e-mails dos vereadores de Porto Alegre. Mas fiz essa transcrição com o objetivo de perguntar: será que a pessoa que montou esse e-mail entendeu o texto de Paulo Sant'ana? Se entendeu, então foi ingênua demais de achar que, colando esse parágrafo, estaria reforçando a luta contra as carroças. Não sei, não: acho que a mensagem de Paulo San'tana não foi entendida! Na prática, o que se fez foi montar um e-mail contra as carroças e colar uma mensagem muito bem fundamentada a favor.

É incrível como a gente tem que ter cuidado com o que escreve. Por mais claro que se tente ser, sempre alguém entende o contrário. E repito o que já disse aqui uma vez: só imagino as "pérolas" que os articulistas de grandes jornais devem receber dos leitores menos atentos!