sábado, setembro 09, 2006

Revendo o passado

Acho que todos nós gostaríamos de rever trechos de nossas vidas como num filme. Principalmente quem já teve a experiência de rever um filme décadas depois. Quanta coisa a gente já tinha esquecido! Por outro lado, quantos detalhes ficaram guardados anos a fio! Eu, no caso, ainda tive uma motivação a mais para rever filmes da minha infância depois que aprendi inglês. Agora eu podia conhecer os diálogos originais e até avaliar a tradução.

Por isso mesmo, se pudesse escolher um só momento de minha vida para rever como num filme, seria a viagem que fiz aos Estados Unidos aos 13 anos. Foram duas semanas, mas eu me contentaria com um "compacto dos melhores lances" num filme de duas horas. Não para mostrar as atrações da Disney e outras, que essas ainda estão lá, sem muitas alterações. E mesmo as que mudaram foram preservadas em documentários e filmes particulares. Não: eu gostaria mesmo é de ouvir o que os americanos diziam de nós e para nós. Por exemplo, a camareira tentando se fazer entender a ponto de pegar o telefone e ligar para a central do hotel. Acho que ela interpretou como se eu a estivesse dispensando de limpar o quarto e ligou para saber se não havia problema.

Uma noite, antes de dormir, eu e meus companheiros de quarto assistimos a uma apresentação de rock na TV. Não reconheci o grupo nem a música, mas lembro que o refrão era tão simples que até um de meus amigos começou a cantar junto, bem entusiasmado. Anos depois, vim a saber que existia um programa chamado "Midnight Special". Como dizia o nome, ia ao ar à meia-noite e tinha música como atração principal. Presumi que devia ter sido isso que vimos naquela ocasião, mas a curiosidade sobre o grupo permaneceu. Até que hoje, finalmente, me dei conta de que pelo menos esse detalhe é pesquisável via Internet. E acho que matei a charada.

Nosso embarque para os Estados Unidos aconteceu no dia 14 de julho de 1974. No dia 19, uma das atrações do "Midnight Special" foi o grupo Brownsville Station. Hoje esse nome não é estranho para mim. O grande sucesso deles foi "Smoking in the Boys' Room", que tenho numa coletânea em CD. Mas uma das músicas que eles cantaram naquele programa foi "I'm The Leader of The Gang (I Am)", que eu viria a conhecer bem mais tarde no original de Gary Glitter. Obviamente não lembrei que era "aquela" composição que eu tinha escutado num hotel em Orlando. Mas hoje, conferindo um trecho da gravação do Brownsville Station no site da Amazon e vendo fotos do grupo, tive certeza de que eram eles. O refrão fácil de cantar era "come on, come on!" O próximo passo seria tentar encontrar um vídeo dessa apresentação.

Uma curiosidade que vai ser mais difícil de saciar é sobre um filme que estava passando em outra noite, que mostrava cenas de futebol americano. Acho até que consegui entender uma frase. O personagem estava falando sobre um jogador e disse: "Esqueci o nome dele, mas nunca vou esquecer seu número." (Suponho que a frase original tenha sido "I forget his name, but I'll never forget his number." Se ele tivesse dito "forgot", no pretérito, eu não teria entendido.) Um dia hei de desvendar mais esse mistério.