sábado, outubro 28, 2006

Biografia bem-vinda

No fim, fiquei tão indignado com o súbito e misterioso aumento do preço de "Poesia Completa", de Mario Quintana, que acabei deixando de comentar outros livros que encontrei na Feira. Este, por exemplo, foi uma grata surpresa. Comprei-o ontem à noite e ainda não o li, mas só por uma folheada rápida, já posso recomendá-lo. Pedro Carneiro Pereira foi o melhor narrador esportivo do Rio Grande do Sul e com certeza um dos melhores do Brasil. Tenho algumas fitas com narrações dele gravadas, feitas no meu "despertar" de colorado fanático entre 1970 e 1973. "O árbitro olha o seu relógio, nós o nosso. Vai começar..." A voz de Pedrinho, como era chamado pelos amigos, foi eternizada ainda em alguns discos de futebol que foram lançados em diversas ocasiões.

Pedro Carneiro Pereira era também apaixonado por automobilismo e corria em Tarumã. No dia 21 de outubro de 1973, um acidente numa prova do Campeonato Gaúcho de Turismo/Divisão 3 tirou-lhe a vida aos 35 anos. Embora esse fato não conste no livro, a fatalidade obrigou meu pai, Ivéscio Pacheco, na época presidente do Clube do Comércio, a tomar uma providência urgente: Pedro havia comprado uma mesa para assistir ao show de Johnny Mathis naquela noite de domingo no Clube. Com sua morte, a mesa foi retirada e as demais foram redistribuídas.

O livro tem 144 páginas e traz diversas fotos de Pedro, desde a infância aos últimos meses de vida, e é farto também em citações e referências. O autor, Leandro Martins, é um jornalista "aficcionado por biografias", como é citado na orelha, e parece ter feito um ótimo trabalho. Está de parabéns, bem como a editora
Imagens da Terra.

Agora, uma curiosidade: alguém comprou este DVD, quando foi lançado em 2002 para venda nas bancas? Então confira: na Copa de 70, no capítulo 6, entre 19:52 e 19:54, aparecem Ruy Carlos Ostermann, um segundo jornalista que não identifiquei e, em terceiro lugar, à direita, Pedro Carneiro Pereira. Assim que puder, capturarei a imagem para postá-la aqui.