segunda-feira, outubro 02, 2006

O verdadeiro "Superman II"


(Veja mais detalhes sobre o filme clicando aqui.)

Quando as filmagens de "Superman" tiveram início em 1977, a intenção era realizar dois filmes em uma só empreitada. Os produtores Alexander e Ilya Salkind já haviam usado desse recurso em 1974, quando fizeram "Os Três Mosqueteiros". O material acabou rendendo uma continuação, que se chamou no Brasil "A Vingança de Milady" (título original: "The Four Musketeers"). Quem ficou até o fim nos cinemas em 1978 para ler os créditos, viu o anúncio: "No ano que vem: Superman II". Quanto ao diretor, bem, hoje chega a ser irônica a frase do operador de câmera Peter MacDonald a David Michael Petrou, autor de "The Making of Superman, The Movie": "Somente duas pessoas poderiam ter dirigido Superman e as duas são Dick Donner." De fato, Richard Donner dirigiu todas as cenas originais e foi creditado no primeiro filme. Mas até o segundo ser lançado, muita kryptonita passaria entre o espaço sideral e a Terra. E a afirmação de MacDonald seria contrariada quando os Salkind chamaram Richard Lester, casualmente o mesmo de "Os Três Mosqueteiros", para finalizar "Superman II".

O filme que viria a ser lançado não um ano depois, mas dois, sofreu alterações significativas em sua concepção original. Boa parte das cenas filmadas por Donner foi mantida. Mas a abertura da Torre Eiffel foi acrescida por Lester, que também alterou a forma como Lois descobre a identidade secreta do Superman. Enfim, o "Superman II" que conhecemos é um híbrido das filmagens dos dois Richards, com versão final assinada por Lester. Durante anos, os fãs se perguntavam se um dia poderiam ver a edição imaginada pelo diretor original, incluindo as cenas não aproveitadas.

Pois o sonho vai-se tornar realidade. Depois de vários boatos e alarmes falsos, a Amazon já está aceitando pré-encomenda do DVD "Superman II – The Richard Donner Cut". A data de lançamento nos Estados Unidos é 28 de novembro. Torçamos para que saia também no Brasil. Finalmente veremos a cena em que Lois se atira da janela do Planeta Diário e cai por sobre um toldo, tentando forçar Clark Kent a salvá-la e entregar sua identidade secreta. Também as cenas com Marlon Brando, parcialmente utilizadas em "Superman Returns", deverão aparecer em seu contexto correto. O DVD inclui ainda um documentário intitulado "Superman II: Restoring the Vision" e comentários de Richard Donner e do consultor de criação Tom Mankiewicz.

Eu nasci no Século XX, mas adoro o Século XXI!