sexta-feira, outubro 27, 2006

Que preço é esse?

Uma das vantagens de este blog ser independente e sem patrocínio é que eu posso indicar lojas e produtos com total isenção. Não lembro de alguma vez tê-lo feito, no entanto. Muitas vezes já pensei em dar dicas de ofertas de CDs e DVDs mas achei melhor não fazer. Sempre existem os céticos, que acham impossível alguém fazer qualquer recomendação sem estar recebendo algo por isso. Mas hoje eu vou me manifestar.

Quando escrevi sobre o preço dos livros, estava lembrando especificamente de um comentário que minha mãe fez há muitos anos: de que, numa determinada Feira do Livro, o público de Porto Alegre reclamou que os preços tinham sido aumentados de propósito, para compensar o desconto de 20%. Na prática, os valores continuavam os mesmos. Só os números haviam mudado. Como isso foi na época da inflação galopante e naquele tempo eu não comprava tantos livros fora da Feira, esse detalhe me passou despercebido. Hoje entendo que talvez o público tenha feito o mesmo que eu agora: esperado a Feira especialmente para comprar determinados livros, por causa do desconto. Com o aumento inesperado, sentiram-se enganados.

Pois bem: faz tempo que venho esperando o momento certo para comprar o livro "Poesia Completa", de Mario Quintana. O preço de lista da obra era 170 reais. Alto, sem dúvida, mas até justo, considerando o conteúdo e a qualidade. É bom que exista no Brasil uma editora diferenciada como a Nova Aguilar, que investe em obras completas para quem as valoriza. Mas claro que, se a gente conseguir um preço mais baixo, tanto melhor. Foi com esse objetivo que estive hoje na Feira do Livro, em sua primeira noite. Não tinha certeza se já iria comprar ou não, mas pesquisaria preços. Tinha esperança de achar o livro por preço até mais baixo do que 136 reais, que seria o valor de tabela menos o desconto padrão.

Para minha surpresa, as poucas barracas que têm o livro o anunciam com um valor nominal de 190 reais! O que é isso? Ainda ontem o preço era 170, não era? Calculando-se um desconto de 20% sobre 190, chega-se a um preço de 152 reais. Ora, eu esperava pagar no máximo 136! Como o preço pôde subir de última hora? Em uma das livrarias, fui informado de que foi divulgada uma nova tabela de preços em outubro. Já em outra, disseram que "o preço dos livros é o mesmo há vários meses". Quem está certo?

De qualquer forma, decidi não comprar. Antes de ir para casa, passei em uma livraria fora da Feira, mas que ainda assim está oferecendo o desconto de 20% em todos os seus títulos. Fui confirmar o que tinha verificado ontem e não deu outra: lá, o preço de capa de "Poesia Completa" de Mario Quintana continua 170. E como eles estão dando o mesmo abatimento, paguei os 136 que planejara desde o começo. E ainda existe a chance de pagar em quatro vezes no cartão, sem juros. O único senão é que não tinha para pronta entrega e tive que pagar adiantado. Mas não me importo. Confio no serviço deles.

Para evitar cometer uma injustiça, antes de redigir este texto, dei uma conferida nas lojas virtuais da Internet. O preço máximo da obra citada na rede continua 170 reais. Aparece até por 144,50, que é um valor menor do que o da Feira, com desconto e tudo. Então, por mais que eu adore a Feira do Livro, fico indignado e pergunto: de onde saiu o "preço de última hora" de 190 reais para "Poesia Completa" de Quintana? Será que todas as lojas fora da Feira estão com preço errado?


Por tudo isso, sinto-me à vontade para dizer qual loja está vendendo o livro a preço mais baixo e ainda com o desconto de 20% da Feira, resultando em 136 reais: é a Saraiva do Shopping Praia de Belas. Pronto, está dito. Vejam bem: não posso garantir que vocês chegarão lá e encontrarão o mesmo preço. Lembrem-se também que é só durante o período da Feira que esse desconto perdura e que só vale para a loja física. Ainda assim, eu gostaria de saber de onde saiu o valor de 190 reais que as barracas da Feira estão usando como base de cálculo para cobrar 152 reais "com desconto". Eu não teria deixado de comprar o livro por esse preço, mas não achei legal esse aumento súbito e inexplicado.