segunda-feira, outubro 16, 2006

Raridade



Em 1968 eu tinha 7 anos e meus irmãos, 21 e 24. Um trabalhava em rádio e o outro em televisão. Não me lembro e acho que nem fiquei sabendo ao certo qual deles me conseguiu esse compacto promocional da Varig. Embora o rótulo não indique, a rotação é 78, de forma que mesmo os raros toca-discos de vinil que ainda se encontram por aí não são compatíveis com o disquinho. Eu me recordo que ganhei esse disco num dia em que meus irmãos foram me buscar mais cedo no colégio, no Anexo ao Instituto de Educação. Haveria uma manifestação ao final da tarde e minha supermãe ficou preocupada. Mandou buscar o filhinho. No carro mesmo eles me entregaram o disco. Como tive o resto da tarde livre, ouvi várias vezes os dois lados. O jingle é considerado um clássico da Varig e o comercial pode ser visto aqui - a cores, inclusive, embora a TV naquela época ainda fosse em preto-e-branco no Brasil. Talvez a versão colorida fosse mostrada no Japão, com a letra em japonês que estava no lado B do compacto. Uma curiosidade é que, mesmo na gravação em japonês, a frase lida pelo locutor permanecia em português. Esse foi um detalhe que me decepcionou, na época, pois eu esperava ouvir o final no outro idioma. De tanto escutar a versão estrangeira, eu já a estava cantando foneticamente mesmo sem entender nada. Ainda lembro de vários trechos.