sábado, novembro 18, 2006

Notícias atrasadas do Orkut

No fim, acabei não contando uma novidade que agora já está mais do que ultrapassada: o "moderador fantasma" foi excluído do Orkut. Isso aconteceu no dia 5 de outubro. Um sujeitinho com perfil de americano tinha-se apoderado de 77 comunidades abandonadas do Orkut, mas não fazia nada por elas. Dava pena ver gente entrando no mural dele para dizer apenas: "Parabéns por sua comunidade!" Eu só lia e pensava: qual das 77? Só que ele parecia estar afastado, totalmente omisso. Algumas pessoas não se davam conta da situação e pediam com educação: "Você deve estar ocupado, então se importaria de passar a comunidade tal para mim?" Eu tentei alertar uns e outros, mas era difícil convencer a turma.

O mais complicado para mim é ter que admitir que essa vitória contra o "moderador fantasma" se deve principalmente aos gremistas. Logo eles! Mas foi isso mesmo. O "moderador fantasma" ressurgiu das cinzas e se apoderou da maior comunidade do Grêmio no Orkut. E já saiu impondo a ditadura, expulsando membros a torto e a direito. Mais uma vez, houve quem não entendesse o que estava acontecendo e aparecesse no mural dele para pedir explicações: "Por que você me expulsou, eu não fiz nada!" Outros, com complexo de culpa, imploravam: "Me aceita de novo, por favor, prometo me comportar!" As primeiras mensagens de alerta de que a comunidade tinha sido roubada foram recebidas com desconfiança. Muitos acharam que fosse "intriga da oposição". Felizmente, dessa vez o trabalho de conscientização foi mais rápido. Ainda levou um tempo, mas no dia 5 de outubro o perfil dele foi excluído. E as comunidades que estavam sob o poder dele foram repassadas a uma equipe de "interventores".

Infelizmente, foi tarde para salvar a comunidade "Mario Quintana". Ela ainda está lá e com certeza os novos moderadores estão bem intencionados. Mas os jogos tomaram conta. Seria até falta de tato simplesmente apagar os tópicos que estão dando mais ibope. Um dos benefícios de recolocar a comunidade em boas mãos foi que o "O verdadeiro Mario Quintana" foi incluída nas relacionadas. E os mediadores são simpáticos à comunidade, mesmo sabendo que, de certa forma, é uma rival. Se a comunidade "Mario Quintana", hoje com mais de 100 mil integrantes, tivesse sido resgatada há um ou dois anos, talvez ainda houvesse tempo de recolocá-la no rumo certo. Hoje ela permanece como um espaço livre para jogos e amizades. Até Quintana se discute de vez em quando, mas sempre com aquele problema dos textos falsos.

Fica aqui mais uma vez o convite para os que gostam de Mario Quintana para que apareçam na comunidade "
O verdadeiro Mario Quintana". É um espaço sério onde só se discute Quintana. Textos que não sejam dele são apagados e o integrante que o postou é devidamente esclarecido em seu mural. Aproveito para lembrar também de outras comunidades que de vez em quando alguém descobre e reaviva seus tópicos. "Porto Alegre do passado", para matar a saudade de alguma coisa do passado da capital gaúcha. Pode ser até do ano passado, não importa. "Rádio Continental 1120 – Anos 70", para resgatar a história dessa rádio antológica e tão importante. "Colégio Estadual Pio XII –RS", para quem estudou no colégio que funcionava no mesmo prédio do Paula Soares até o começo dos anos 80. "Revista Pop", para quem lia essa publicação que marcou época entre os jovens dos anos 70. Por sinal, apareceu por lá a Samia, que foi modelo da Pop e hoje é avó (mas continua bonita). Que experiência incrível fazer contato virtual com ídolos de adolescência que pareciam inatingíveis. A televisão prometeu uma aldeia global, mas a Internet é que nos deu essa maravilha.