sábado, abril 07, 2007

Googladas incautas da semana

Continuamos, pois, nossa série semanal de "googladas incautas". Recapitulando: desde que descobri que o Site Meter informa os links pelos quais os internautas chegam a este blog, tenho acompanhado os argumentos de pesquisa utilizados via Google. E constatei que as pessoas em geral não sabem usar a ferramenta de busca. Pensam que é um programa inteligente, capaz de "entender" as frases e aceitar "comandos". E quase nunca usam aspas. Como só o que o Google faz nesses casos é procurar endereços onde apareçam as palavras digitadas, muita gente acaba chegando a este blog por acaso, pois as palavras estão dispersas na página de arquivo de algum mês. E elas ainda entram para procurar o que querem. Se o Google indicou, é porque deve estar ali, ora!

Vejamos o que os incautos da semana digitaram no Google para chegar aqui. Vamos começar com os, digamos, "pervertidos":

blog fotos suruba
fotos de suruba gratis
suruba em pps
suruba masculina

Maldita hora em que eu fui definir a Internet como uma "suruba comunicativa". A palavra virou chamariz para esses afoitos aí. Mas tem mais:

mulheres que querem trepar em porto alegre

O que será que o sujeito que digitou isso pensou que o Google iria informar? Nome, endereço, foto, e-mail e telefone? Puxa, o dia em que uma ferramenta de busca puder dar esse tipo de informação, não vai nem ter graça!

Olhem agora esta:

fotos homens nuzinho gratis

Essa até me deixou curioso. Onde usei a palavra "nuzinho" no blog? Foi num poema de Mario Quintana que transcrevi na íntegra aqui."E tu sorris no teu sonho / Ergues teu braço nuzinho / E quase me tocas... A medo". O título é "Canção da aia para o filho do rei".

Mas para que não pensem que são só os depravados que fazem buscas no Google, vejam este:

fotos de mulheres decentes

Esse confiou no discernimento do Google para analisar a foto e concluir se a mulher é decente ou não. Ou talvez pense que o Google sabe do passado de todas as que publicam suas fotos na Internet!

Da turma que acha que a busca será mais eficaz se for iniciada pela palavra "quero":

quero saber meu atestado de bons antecedentes

Mas você mesmo não sabe o que andou fazendo de certo ou errado? Como quer que o Google saiba?

Outro:

quero saber tudo sobre foto jornalismo

Então vai pesquisar, ora! Como seria fácil adquirir conhecimento se fosse só digitar esse comando para o Google! Aliás, essa frase parece saída de história de ficção científica, daquelas em que o sujeito coloca um capacete interconectado em uma base de conhecimentos e ordena: "quero saber tudo sobre..." Um dia chegaremos lá, para frustração dos que têm prazer em estudar e pesquisar anos a fio para saber "tudo" sobre alguma coisa.

Da série "peça sua música para o Google":

quero ouvir musicas dos irmaos bee gees

Mas este foi mais específico:

baixar na internet a música wish you were here do bee gees

Além de dar um comando ao Google ("baixar"), fez questão de especificar que era "na Internet". Claro, senão ele poderia ir buscar em outro lugar! Precavido o rapaz.

Pra não dizer que ninguém usa aspas, este usou:

procurar "quem sou eu"? em forma de redação

Não entendi bem o que ele queria encontrar, mas chegou aqui porque todos os blogs do provedor têm uma seção chamada "Quem sou eu".

Este está realmente mal intencionado:

como burlar e-mail de orkut alheio

É frustrante pensar que há pessoas que descobrem mesmo como fazer isso. Mas essas não perguntam ao Google.

Aqui mais um transferindo para o Google a tarefa de procurar, analisar e selecionar por critérios subjetivos:

letra de música que tenha haver com virtudes, hábitos

E ainda escreveu "tenha haver", outra insuportável mania da era da Internet. O certo é "ter a ver", "nada a ver", "tudo a ver" e assim por diante.

Este se enquadra na turma do "às vezes dá certo":

BLOGS DE GORDINHOS QUE CONSEGUIRAM EMAGRECER

Confesso que o fato de essa busca ter chegado a meu blog até me assustou um pouco. Sim, eu emagreci 20 quilos em menos de um ano. Mas como o Google sabe disso? Na verdade, eu fiz um comentário sobre reality shows que mostram gordinhos em emagrecimento e as palavras acima estavam todas lá. Ou seja: foi apenas coincidência. O Google ainda não sabe tudo da minha vida.

Este quer que o Google leia pensamentos:

O que os americanos pensam da Herbalife

Com a chegada da Páscoa, aparecem consultas assim:

mensagens da pascoa com sacanagens

Que maldade, gente! Já este foi mais comedido:

mensagens de pascoa redigidas

Ah, sim. Se uma mensagem não é redigida, ela nasce por geração espontânea? Ou talvez apareça por mágica dentro de um ovo de Páscoa.

Essas foram só as mais divertidas. As pessoas continuam chegando aqui via Alessandra Negrini, simulado do Detran e, para minha satisfação, pelos textos falsamente atribuídos a Mario Quintana. Assim, elas caem no comentário sobre "Os falsos Quintanas" e tratam de se informar.

Se quiserem ler mais sobre o assunto, confiram:

Estatísticas do blog
Perdidos no Google
Mais Googladas incertas
Googladas incautas da semana passada

E para evitar de cometer essas falhas, leiam o meu Curso rapidíssimo de Google.

Se não nos falarmos mais, FELIZ PÁSCOA a todos os visitantes do blog! Inclusive aos que chegam aqui por engano!